"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2008/12/26

pipoca & celulóide


opiniões: anarquismo,
espanhã - 1936/39, etc...
Noam Chomsky

Eu me encantei pelo anarquismo ainda bastante jovem, assim que eu comecei a pensar no mundo para além de uma perspectiva bastante limitada, e não vi muitos motivos para mudar aquelas precoces atitudes desde então.
Eu creio que o anarquismo só tem sentido ao procurar e identificar estruturas de autoridade, hierarquia, e a dominação em todos os aspectos da vida, e desafiá-las; e a não ser que sejam justificadas, serão ilegítimas, e deverão ser desmanteladas, para estender o alcance da liberdade humana.
............................
O problema de 'libertar o homem da desgraça da exploração econômica e da escravização social e política' permanece o problema do nosso tempo. Enquanto isso durar, as doutrinas e as práticas revolucionárias do socialismo libertário servirão como inspiração e guia.
............................
A Guerra Civil Espanhola talvez seja o caso mais importante [dos movimentos que deram vida ao anarquismo], ainda que devamos lembrar que a revolução anarquista que conquistou boa parte da Espanha em 1936 tomando várias formas, não foi um levante espontâneo, mas foi preparada através de muitas décadas de educação, organização, esforço, derrota e algumas vezes vitórias.
Isso foi muito significante. O suficiente para despertar a ira de todos os maiores sistemas de poder: stalinismo, fascismo, liberalismo ocidental, a maioria das correntes intelectuais e suas instituições doutrinárias - todos combinados para condenar e destruir a revolução anarquista, assim como fizeram; um sinal de sua importância, na minha opinião.
............................
O que importa é saber se seremos capazes de despertar do pesadelo, antes que ele se torne irreversível, e se conseguiremos levar um pouco de paz, justiça e esperança ao mundo que está, no momento, ao alcance das nossas possibilidades e da nossa vontade
............................


Um comentário:

Anônimo disse...

Tavares, esses cartazes que voce fazsão belezas. gostei das letras do isva