"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/02/10

extraindo conceitos


Segue, para sua análise e reflexão, mais uma proposta dos anarquistas sobre uma nova e revolucionária forma de convivência societária. Destacamos que é uma alternativa clara às crises ‘criadas’ pelos nossos algozes/ predadores, e que estão cada vez mais ávidos em acumular quinquilharias multicoloridas...
O que é AUTONOMIA??(*)
Autonomia é a capacidade de nos dar nossas próprias regras de funcionamento e questionar o que herdamos da história. O termo foi construído combinando duas palavras gregas, autos e nomos, que juntas significam, literalmente, dar-se a si mesmo a lei.

A autonomia, em política, é a possibilidade de que os seres humanos sejam capazes de definir, de maneira livre, seus próprios projetos de vida, de que sejam eles mesmos que administrem e decidam, da maneira mais democrática possível, cada um dos aspectos que atravessam sua cotidianidade: do trabalho à sexualidade, do uso de seu tempo livre à alimentação etc.

O contrário de autonomia é heteronomia, viver sob regras que não decidimos. Os diferentes poderes nos educam para a servidão, sendo sempre outros que tomam as decisões. E essas medidas, assim como as instituições que as põem em prática, se dizem sagradas e indiscutíveis.

Um indivíduo começa a ser autônomo quando começa a se perguntar se isso deveria ser sempre assim, ou se ao contrário as coisas poderiam funcionar melhor de uma maneira diferente. Por isso se diz que a autonomia é uma interrogação sem fim, que não se detém diante de nada e que, incluso, revisa constantemente suas conclusões preliminares.

Se o Estado, o governo, o exército e as prisões são injustos e opressores, não podem ser trocados por algo melhor? Um indivíduo autônomo nunca esquece, portanto, que são as pessoas que criaram as leis de funcionamento da sociedade. E por isso podem ser substituídas a qualquer momento, pelas próprias pessoas, quando atentam contra o bem comum.

A autonomia individual se produz a partir da livre reflexão e a deliberação, concretizada num pensamento próprio, sendo soberano de si mesmo e de seus atos.

[...] Um indivíduo autônomo entende que não pode ser independente se vive numa sociedade opressiva e desigual. Por isso, organiza-se com seus iguais para enfrentar aqueles que limitam a satisfação de seus direitos e sua liberdade.


* apenas um pequeno extrato do artigo VENEZUELA:
Proposta libertária para o momento atual, de El Libertário; transcrito da Revista letralivre de cultura libertária, arte e literatura, que por sua vez foi traduzido por Natalia Montebello da Revista Tierra y Libertad, abril de 2008.


leia mais, saiba mais:

Nenhum comentário: