"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/03/21

por e-mail


Não é o planeta que se dissolve, mas um modo de habitá-lo. A crise ecológica não expressa a impossibilidade de permanecer nesta terra, mas, sim, a de permanecer rígido, engessado, fechado a um porvir mais forte, a uma vida que escapa aos padrões mantidos em nossa sociedade pelo hábito e por uma tradição de enrijecimento.

A ecologia, na visão de Ana Godoy, está intimamente ligada ao pensamento e à invenção de mundos, de modos de existência singulares – a arte. Trata-se de abandonar a ecologia do ressentimento, da culpa e do pânico, em prol de uma ecologia avizinhada de uma filosofia prática, de um empirismo transcendental que pede pela liberação da vida, onde quer que esteja amarrada, amordaçada e destinada à mera repetição dos valores de um mundo em declínio.

Data e horário
Quarta-feira, dia 25 de março das 19h as 22h
Local
Canto Madalena
Rua Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena
São Paulo SP
Maiores informações
Fone: 11 3813 6814

2 comentários:

Anônimo disse...

Pierre Lévy:

"Os intelectuais que se reconhecem na perspectiva de um aperfeiçoamento da inteligência coletiva devem então continuar a construção inacabada da nova matriz cultural. Um dos objetivos da iniciativa concertada seria representar a natureza simbólica da mente humana, sob a forma de um cosmo de diversidade qualitativa praticamente infinita, mas matematicamente organizada, explorável, observável e simulável no ciberespaço.

Esse novo empreendimento intelectual poderia fornecer um começo de solução para o problema da fragmentação das ciências humanas e permitir, às nossas sociedades em rede, uma colaboração mais eficiente a serviço do desenvolvimento humano."

Anônimo disse...

"... constituir uma superfície de problemas nos quais a ecologia experimenta variações conceituais enquanto desliza por encontros cambiantes com a vida, por meio dos quais afirmam-se alianças cuja potência é aquela de uma estranha ecologia, a menor das ecologias que, por não residir no campo das soluções, lança a ecologia em direção às virtualidades que lhe são coexistentes, transformando-a em caso particular de uma problemática."

in:

Uma estranha ecologia: composição de forças e de afeto
Ana Godoy

http://www.pucsp.br/ponto-e-virgula/n2/pdf/07-ana.pdf