"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

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2009/05/03

extraindo conceitos



Até hoje, dizia-se que a televisão tinha três funções: informar, educar e divertir. E a maior crítica que se faz da televisão, enquanto mídia de massa, é essa última função: divertir.

O entretenimento pode ser transformado em alienação, cretinização, embrutecimento; e levar à descerebralização coletiva, ao condicionamento das massas e à manipulação das mentes, principalmente dos jovens.

Hoje o maior receio em relação a Internet é que as três principais funções dessa nova mídia dominante passem a ser: anunciar, vender e vigiar.

Anunciar porque a economia da Internet é essencialmente de natureza publicitária. A cultura da gratuidade da rede só é possível porque anunciantes assumem os custos do funcionamento do sistema, para que este repercuta nas compras feitas pelos internautas.

Vender porque este é hoje o objetivo principal da mídia Internet. [Pois], com a Internet, a mesma máquina – o computador – que permite navegar na rede e entrar em contato com a propaganda, serve diretamente para escolher, pedir, pagar, enfim, comprar o produto ou o serviço em questão.

Por fim, vigiar se torna uma função primordial porque cada manipulação na rede deixa uma marca. Aos poucos, o internauta, sem querer, desenha seu auto-retrato em termos de centros de interesses (culturais, ideológicos, lúdicos, de consumo...).

E, uma vez estabelecido esse retrato, não haverá mais nenhum segredo para os donos da Internet – que saberão o que ele gosta de ler, ouvir, assistir, beber, comer, consumir etc. E poderão manipulá-lo à vontade.

* é diretor do Le Monde diplomatique e professor na Universidade de Paris VII; texto extraído do caderno diplô nº. 01- Le Monde diplomatique

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http://diplo.uol.com.br/2001-01,a1280

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