"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

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2009/09/19

seminário ferrer y guàrdia -- 100 anos

- SEMINÁRIO -
CEM ANOS SEM FERRER
Estamos chegando à reta final, pois já temos a data agendada (16 e 17 de outubro de 2009) e o local [UFBa/ FACED/ Auditório II (Térreo) no Vale do Canela/ SSa./Ba.] confirmado para a realização do "nosso" SEMINÁRIO sobre FERRER & A ESCOLA MODERNA.
Escola esta fundada em 1901 por Francisco Ferrer i Guardia na Espanha, notável educador e pedagogo, defensor dos ideais anarquistas, e que com a sua proposta educativa da Escola Moderna visava transformar o sistema educativo segundo métodos racionalistas e científicos.

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COM A PALAVRA FRANCISCO FERRER Y GUÀRDIA:

Educar equivale atualmente a domar, adestrar, domesticar. Não creio que os sistemas empregados tenham sido combinados com exato conhecimento de causa para obter os resultados desejados, pois isto suporia gênio; mas as coisas acontecem como se essa educação respondesse a uma vasta percepção de conjunto realmente notável: não se poderia ter feito melhor.

Para realizá-la inspiraram-se sensivelmente nos princípios de disciplina e de autoridade que guiam os organizadores sociais de todos os tempos, que não têm mais que uma idéia bem clara e uma vontade, a saber, que a criança habituem-se a obdecer, a crer e a pensar segundo os dogmas sociais que nos regem.

Isto posto, a educação não pode ser mais do que o é hoje [1912]. Não se trata de acompanhar o desenvolvimento expontâneo das faculdades da criança, de deixá-la buscar livremente a satisfação de suas necessidades físicas, intelectuais e morais; tratá-se de impor pensamentos feitos; de impedi-la para sempre de pensar de maneira diferente da necessidade para a conservação das instituições desta sociedade; de fazer dela, em suma, um indivíduo estritamente adaptado ao mecanismo social.

[...]

Não tememos dizer: queremos homens capazes de destruir, de renovar constantemente os meios e a si mesmos; homens cuja independência intelectual seja a força suprema, que jamais sujeitem-se a nada; dispostos sempre a aceitar o melhor, desejosos do triunfo das idéias novas e que aspirem a viver múltiplas vidas em uma única.

A sociedade teme tais homens: não se pode, pois, esperar que queira jamais uma educação capaz de produzir-los.

[...]

Para isto, substituirá o estudo dogmático pelo estudo racional das ciências naturais.

[...]

A missão da Escola Moderna consiste em fazer com que os meninos e meninas a ela confiados chegem a ser pessoas instruídas, verdadeiras, justas e livre de preconceitos...

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