"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/11/23

extraindo conceitos__19

O inimigo está aí:

é o Estado

Camilo Berneri,

(Pagine Libertarie,

Milão, 20 de novembro de 1922)

“O inimigo está aí: é o Estado. Mas o Estado não é somente um organismo político, um instrumento de conservação das desigualdades sociais; é também um organismo administrativo.


Como estrutura administrativa, o Estado não pode ser abolido. Ou seja, é possível desmontá-lo e remontá-lo, mas não negá-lo, porque isso paralisaria o ritmo de vida da nação, que pulsa nas artérias ferroviárias, nas veias telefônicas, etc.


Federalismo! É uma palavra. É uma fórmula sem conteúdo positivo. O que nos oferecem os mestres? A premissa do federalismo: a concepção antiestatal, a concepção política e não a fundamentação técnica, o medo da centralização e não os projetos de descentralização.


Aqui está, ao contrário, um tema de estudo: o Estado em seu funcionamento administrativo. Aqui está um tema de propaganda: a crítica sistemática do Estado como órgão administrativo centralizado e, portanto, incompetente e irresponsável.


Cada dia a notícia de sucessos nos oferece assuntos para esta crítica: milhões desperdiçados em más especulações, em lentidões burocráticas; poeira nos ares por negligência dos gabinetes “competentes”; latrocínios em pequena e grande escalas, etc.


Uma campanha sistemática deste tipo poderia atrair sobre nós a atenção de muitos que não se comoveriam, em absoluto, lendo Deus e o Estado [de Bakunin].


Onde encontrar os homens que podem alimentar regularmente esta campanha? Os homens existem. É necessário que eles dêem sinais de vida. É necessária uma mobilização!


Profissionais, empregados, professores, estudantes, trabalhadores, todos vivem em contato com o Estado ou ao menos com as grandes empresas. Quase todos podem observar os danos da má administração: os desperdícios dos incompetentes, ou roubos dos preguiçosos, os empecilhos dos organismos mastodontes.

[...] Devemos voltar ao federalismo! Não para deitar no divã da palavra dos mestres, mas para criar o federalismo renovado e fortalecido pelo esforço de todos os bons, de todos os capacitados.”

http://www.anarkismo.net/article/13371

EXTRA:

"Ninguém devia temer seu governo. O governo é que deveria temer seu povo."

Alan Moore,

in V for Vendetta


“O rei está por toda parte. Que a luta já não se limita a um único front – o Estado –, mas que os fronts se multiplicaram ao infinito e estão também em nós.”

Félix Guatarri

3 comentários:

João disse...

As vezes esquecemos ou somos engolidos por situações nos deixando anulados, desmotivados.
O Estado ainda tem seu papel, mas concordo mais ainda com o papel que temos nós e ratifico a frase de Guatarri.
Novas formas de resistência e ressignificaçã da vida, é disso que precisamos.
Abraço

mescalero disse...

Mas se estivermos a ser chicoteados não nos vamos pôr a procurar reis ou "fronts" para combater. Nessa altura combatemos o chicoteador.

O Estado continua a ser o grande amparo do capitalismo e o grande fazedor de guerras. Não se pode perder a noção das importâncias quando observamos (correctamente) que o rei está em toda a parte. E esta é uma tarefa não muito fácil.

cumps

João disse...

sonhar sózinho é um prazer, sonhar com mais um, é uma realização.