"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/02/23

extraindo conceitos__28

Como votam os anarquistas?


José Antonio Gutiérrez D.


O anarquismo (…) não tem nada contra o voto enquanto método, enquanto mecanismo para saldar questões que requerem soluções práticas, como pode ser a tomada de certos acordos (…), ou como pode ser a eleição de um delegado ou de algum representante. O realmente importante é o contexto dentro do qual se aplica o mecanismo.

Os anarquistas não estão por definição contra as “eleições” como mecanismo; se nas eleições chamamos a anular o voto ou a não votar, é pelo contexto dentro do qual este voto se exerce: dentro do aparato de Estado, que desta forma valida sua dominação sobre quem se vê excluído do controle das decisões (que coincidentemente, são os mesmos que excluídos do festim dos empresários).

Isto nos leva a questão de fundo: a falha está na administração do sistema? Ou é necessária sua superação revolucionária? E precisamente é este o tema central do qual as eleições burguesas nos desviam, ajudando a limpar o rosto do capitalismo.


Publicado em Anarkismo.net

Um comentário:

Unknown disse...

Oi,

Realmente o último paragrafo diz tudo, as eleições existem para mascarar o sistema, que afinal exite para defender os interesses burgueses. É nessessário sim uma tomada de consciencia por parte da população, compreender como fica lesada com eleições. Exemplos nos mostram que não são livres, como os poderosos querem que todos acreditem.

Abraços