"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/02/11

extraindo conceitos__23


A "servidão moderna" (2009) é um excelente documentário de Jean-François Brient (fancês) sobre o sistema totalitário mercantil em que nos encontramos submetidos.

O filme (52 minutos) desmonta as engrenagens e funcionamento da democracia liberal, que constitui o modelo dominante do mundo ocidental e que não têm nada a invejar dos sistemas totalitários que parecem criticar... Uma pequena lição, mas cheirando a verdade e realismo.


Tempos de viragem


A servidão moderna é uma servidão voluntária, acatada pela totalidade dos escravos que se arrastam pela superfície da Terra. Adquirem, eles próprios, todas as mercadorias que os tornam cada vez mais acorrentados.

Eles próprios procuram um trabalho cada vez mais alienante que alguém concordou em dar-lhes se eles estão suficientemente amansados/disciplinados. Escolhem, eles mesmos, os senhores que vão obedecer.

Para que esta tragédia absurda possa acontecer, foi necessário despojar essa classe da consciência de toda a sua exploração e alienação. Observem bem, pois, aí, está a singular modernidade da nossa época.

Contrariamente aos escravos da Antiguidade, aos escravos da Idade Média ou aos trabalhadores das primeiras revoluções industriais, estamos, hoje, com uma classe totalmente subserviente, que não sabe ou, muitas vezes, não quer entender.

Eles não vivenciam, por conseqüência, a revolta que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam, sem discutir, a vida miserável que alguém construiu/planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte da sua desgraça.

fonte:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/08/453246.shtml


2 comentários:

Alex Ferraz, Ricardo Líper, Tony Pacheco disse...

E como posso ter acesso a este documentário?
Tony Pacheco
tonypacheco777@yahoo.com.br

Alguém tem uma dica?

Anônimo disse...

acesso direto ao pote d'ouro:

http://www.megaupload.com/?d=F3AWOZ3Y