"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/04/27

1º. de maio


QUARTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2010

Primeiro de Maio

_____________________________


O Primeiro de Maio não é um dia de festa. É um dia de protesto e de luta para a classe trabalhadora.

O histórico e os fins do Primeiro de Maio são, em resumo, os seguintes. Em 1885, nos Estados Unidos, as organizações operárias resolveram marcar o dia 10 de Maio de 1886 para o começo duma greve geral com o intuito de conquistar-se a jornada de 8 horas. Uma intensíssima propaganda foi feita, nesse sentido. Tão intensa, que muitos patrões, antes mesmo daquela data, concediam já, aos operários, a redução de horário reclamada. Mas o movimento continuou, incessante, tomando proporções gigantescas.

Assim, naquele dia memorável dum ao outro lado da república americana, os trabalhadores conscientes e organizados abandonam o trabalho, dispostos à conquista das 8 horas. Estava feita a greve. Foi formidável. Dentro de alguns dias, 125 mil operários eram satisfeitos nas suas reclamações. Um mês após, esse número subia a mais de 200.000. A causa estava ganha.

O movimento de 1886 não foi pacifico. A polícia cometeu os maiores atropelos. Assim, no dia 4 de maio, realizava-se em Chicago um grande comício de protesto contra as violências da autoridade. A polícia, porém, entendeu de atacar os manifestantes. Um pelotão de policiais avançou. Foi quando uma bomba estourou, no meio destes, matando 10. Até hoje não se sabe quem atirou a bomba. As forças armadas, então, redobraram de violência.

Mais de 80 pessoas do povo sucumbiram sob as armas da polícia. Mas a burguesia não ficou satisfeita com isso. Preparou um processo contra aqueles que mais se destacaram no movimento. Acusou-os de serem os autores da bomba. Processou-os. Condenou-os.

Três foram condenados a trabalhos forçados e cinco à pena de morte. Um destes suicidou-se. Os outros quatro foram executados na manhã de 11 de novembro de 1887. Spies, Fischer, Engel, Parsons, cantando a Marselhesa, foram enforcados no próprio cárcere, às 11:50 horas do dia 11 de novembro de 1887. A burguesia respirou...

Pois bem. Em 1893, o governador do estado de Illinois levou a cabo uma revisão do processo. Resultado: todos aqueles oito homens eram inocentes. Os três que estavam presos foram postos em liberdade, E os outros cinco... Ah! estes estavam mortos... não havia mais remédio.

Foi em 1889 que na Europa se decidiu marcar o Primeiro de Maio como data de manifestação anual de protesto. Neste dia nenhum trabalhador consciente trabalha. Vai para a praça pública, vai para a sede do seu sindicato firmar o seu protesto contra o crime da burguesia americana. Ao mesmo tempo faz, nesse dia, um ensaio de greve geral.

Os políticos e artistas atrelados a eles, entretanto, procuram desviar o caráter do movimento. Procuram transformá-lo em festa do trabalho ! Como se o trabalhador, roubado, enganado, pudesse ter disposição para festanças em nome de sua própria exploração.

Texto transcrito do jornal


(Órgão da Confederação Operária Brasileira)

Rio de Janeiro, Brasil, 15 de Abril de 1913, N0 29, Ano VI

Nenhum comentário: