"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/06/23

e-mail__45

Du gouvernement des vivants
Nildo Avelino*

O curso inédito intitulado Du gouvernement des vivants, proferido por Michel Foucault no Collège de France em 1980, constitui um momento importante nos estudos em governamentalidade.

Em 1978, no curso Sécurité, territoire, population, Foucault introduziu o problema do governo e um primeiro deslocamento que levou da linguagem da dominação para as artes de governar, marcando a operacionalização da sua análise em termos de governamentalidade através de estudos sobre a razão de Estado e o neo-liberalismo como tecnologias de governo.

No curso de 1980, retoma o estudo da governamentalidade no eixo verdade-subjetividade, introduzindo um segundo deslocamento que leva do tema Poder-Saber para o tema do governo dos homens pela verdade sob a forma da subjetividade. A partir deste deslocamento, Foucault inaugura uma postura intelectual que chamou de anarqueologia dos saberes.

O artigo aborda estes deslocamentos da analítica do poder de Foucault, situando sua importância nos estudos em governamentalidade e as implicações que uma anarqueologia do poder estabelece com o pensamento anarquista.

A abordagem comporta dois movimentos: o primeiro apreende a importância que o deslocamento saber-poder/verdade-subjetividade ocupa nas análises em governamentalidade; o segundo aborda o neologismo anarqueologia como a descrição de uma história da força da verdade no Ocidente pela análise dos diversos regimes de saber e suas conexões com regimes jurídicos, penais, governamentais etc., propondo uma genealogia das formas da obediência moderna.

Proposta de Estudos:

**

V) 26/06, sábado as 16h:

Anarqueologia dos saberes”: apresentação e lançamento do livro Do governo dos vivos. Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos), de Michel Foucault (Editora Achiamé, Rio de Janeiro, trad. de Nildo Avelino).

**

"A anarqueologia e a ortologia dos saberes trazem para discussão sobre a educação em geral, e em particular a educação universitária, um aspecto que tem ocupado a vontade de saber ocidental desde os gregos: o problema da força da verdade e sua pretensão de poder sobre os homens. (...) Que Foucault, um dos filósofos mais importantes do século XX, tenha intitulado o seu método investigativo de an-anarqueológico, significa certamente que já era possível encontrar no anarquismo, e eu diria especialmente no anarquismo de Proudhon, a disposição que considera os discursos que articulam o que pensamos, dizemos e fazemos com a mesma seriedade concedida aos eventos históricos."

(*) Nildo Avelino é Doutor em Ciência Política pela PUC-SP e Pós-Doutorando em História Política pelo IFCH/UNICAMP. É pesquisador na área de Teoria Política sobre os temas: anarquismo, governamentalidade, anarqueologia. Participou, em setembro de 2009, do seminário internacional “Anarchismo, post-anarchismo e nuovi movimenti antiautoritari nella società contemporanea” realizado em Pisa pela Biblioteca Franco Serantini no âmbito da XIV Conférence Internationale della Fédération Internationale des Centres d'Études et de Documentation Libertaires (FICEDL), bem como do workshop “Anarchism” coordenado por Ruth Kinna durante a 6th Annual Conference in Political Theory da Manchester Metropolitan University. É militante do CCS desde 1991.

Nenhum comentário: