"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/06/17

extraindo conceitos__63


Este texto de Bakunin é uma crítica clássica ao sistema capitalista. Excerto do clássico O Império Knuto-Germânico e a Revolução Social, incluído em The Complete Works of Michael Bakunin [As Obras Completas de Mikhail Bakunin] com o título de “Fragment” [“Fragmento”], O Sistema Capitalista traz um pouco mais deste, que foi um dos maiores anarquistas da história.

Sabemos que Bakunin, muito mais do que criticar o capitalismo, focou-se nas polêmicas em torno do Estado. Ao passo que a crítica do sistema capitalista era um consenso entre os socialistas da época, a polêmica girava em torno da questão do Estado.

Por isso, o Bakunin que conhecemos, é muito mais um crítico do Estado, e radical defensor do federalismo, do que um crítico do sistema capitalista. Bakunin, em Estatismo e Anarquia, por exemplo, não deixa pedra sobre pedra em sua crítica ao sistema estatista proposto por Marx no âmbito da AIT.

Neste livreto, que agora publicamos, conheceremos um Bakunin muito inspirado nas críticas de Proudhon à propriedade privada e com uma visão anticapitalista muito combativa, propiciando um pouco mais de conhecimento acerca de suas opiniões de economia política clássica.

O Sistema Capitalista é um ótimo texto para formação política:

como qualquer clássico, já não dá conta completamente do mundo de hoje, mas é fundamental para ser estudado e para entendermos as grandes críticas feitas pelos socialistas do século XIX ao sistema capitalista, que pode ter mudado significativamente, mas que continua sendo o “carro-chefe” do presente sistema de exclusão e opressão.


editora faísca

Nenhum comentário: