"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/08/21

e-mail

Nota de falecimento

Faleceu nesta data, 20/08/2010, o ator e anarquista Francisco Cuberos Neto.

Sapateiro na juventude, em 1940 Cuberos torna-se militante do Centro de Cultura Social onde conhece o anarquista e ensaísta Pedro Catallo que o apresenta ao teatro operário; torna-se rapidamente um dos principais articuladores do núcleo de teatro do CCS, o “Laboratório de Ensaio”.

No CCS, Cuberos viveu intensamente; ali conheceu Maria Martinez Jimenez, companheira de toda vida, e ali celebraram sua união. Mesmo afastado, o CCS jamais perdeu o alegre traço da sua militância.

Cuberos morreu aos 86 anos. Quem o conheceu carrega a delicada imagem que dele fizera seu irmão Jaime: “Passageiro de um barco sem ponto de saída nem ponto de chegada, ‘homo viator’ em busca permanente da superação”.

Saudades dos companheiros do Centro de Cultura Social.

Agosto, 2010.

Centro de Cultura Social de São Paulo

www.ccssp.org

...

Saudades dos companheiros do blog o homem revoltado.


comentários:

O REGICIDIO ESTÁ POR VIR

sábado, 21 de agosto de 2010

Nota de falecimento - Chico Cuberos
Por Alberto Centurião 21/08/2010 às 00:21

Morreu na sexta-feira, 22/08, em São Paulo, o ator e militante anarquista Francisco Cuberos Neto, conhecido em teatro e TV como Cuberos Neto.

O corpo será velado na manhã de sábado no Cemitério da Quarta Parada, até o meio-dia, quando será conduzido ao Crematório de Vila Alpina.

Militante anarquista desde a mocidade, Chico Cuberos, ou simplesmente Chico, como era carinhosamente chamado pelos companheiros de ideal libertário, durante décadas fez parte do Centro de Cultura Social de São Paulo, ao lado de seu irmão Jaime Cubero e tantos outros companheiros. No CCS Cuberos dirigiu ao lado de Pedro Catallo o "Laboratório de Ensaio", que nos anos 60 produziu muitas peças políticas de fundo libertário. Por essa época, Cuberos participava também de outra associação libertária, a Sociedade Amigos de Nossa Chácara.

Por divergências internas, desligou-se do CCS nos últimos anos, mas manteve sua militância anarquista.

Ator com extensa carreira no teatro e televisão, Cuberos neto começou profissionalmente no Teatro Brasileiro de Comédia, trabalhando ao lado de grandes diretores, como Flávio Rangel e Ademar Guerra, tendo também participado de filmes e novelas na extinta TV Tupi.

in:

http://oregicidioestaporvir.blogspot.com/

Nenhum comentário: