"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/08/06

extraindo conceitos


Filosofia

Publicação resgata estudos de Tragtenberg sobre o pensamento capitalista


Com o intuito de integrar uma série de leituras e reflexões pessoais sobre as tensões internacionais, seus pontos de convergência e de atrito, Maurício Tragtenberg dedicou-se ao estudo dos mecanismos socioeconômicos que levam ao planejamento, tanto no modelo econômico ocidental como no soviético. O resultado é agora publicado em O capitalismo no século XX, lançamento da Editora Unesp que integra a coleção de obras do autor, falecido em 1998. Este trabalho é uma tentativa de caracterizar os momentos importantes da evolução do capitalismo e do espírito burguês e os embates por que passou com os grandes movimentos revolucionários do século XX.

O autor aborda a questão da acumulação do capital como o principal objetivo do homem moderno, quando o "eu" passa a se submeter a fins econômicos e extra-humanos. Se, antes, as atividades econômicas eram um meio para salvação espiritual do homem e o lucro era visto como irracional, com o capitalismo as relações entre pessoas acabam perdendo seu caráter mais humano e tornam-se puramente instrumentais e pragmáticas.

Diante dessa transformação de valores, o capitalismo é estudado nessa obra como um universo repleto de complexidades e inquietações. Um estudo caracterizado pela erudição meditada, heterodoxia tolerante e autonomia intelectual, características constantes em todos os trabalhos de Maurício Tragtenberg.

Sobre a Coleção Maurício Tragtenberg - A relevância da obra de Maurício Tragtenberg, em que a erudição acadêmica é temperada pela autonomia intelectual e opções doutrinárias heterodoxas, evidenciam a importância de se reunir seus trabalhos dispersos e variados. Este é o objetivo desta Coleção, coordenada por Evaldo A. Vieira e lançada pela Editora Unesp. O restabelecimento dos textos é feito por meio de comparação com originais e cuidados formais que incluem notas, compilação de artigos e revisão. A Coleção Maurício Tragtenberg inclui a parcela mais representativa do que foi produzido por este intelectual.

Título: O capitalismo no século XX
Autor: Maurício Tragtenberg
Número de Páginas: 186
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978-85-7139-982-2
Coleção: Maurício Tragtenberg


fonte:

http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESSO/edicoes/0/Artigo180137-1.asp

Nenhum comentário: