"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/08/26

extraindo conceitos


«Porque é que as pessoas consentem em ser governadas?

Não é apenas por medo:

o que teriam milhões de pessoas a temer de um pequeno grupo de políticos?

É porque elas subscrevem o mesmo princípio que os seus governantes.

Mandantes e mandados acreditam da mesma forma no princípio da autoridade, da hierarquia do poder. Estas são as características do princípio político.

Os anarquistas, que sempre fizeram a distinção entre o Estado e a sociedade, aderem ao princípio social, que pode ser visto onde quer que o ser humano se ligue a uma associação baseada na necessidade comum ou um interesse comum.

“O Estado”, disse o anarquista alemão Gustavo Landauer, “não é um coisa que possa ser destruída por uma revolução, mas é uma condição, um certo relacionamento entre seres humanos, um modo de comportamento humano; destruí-mo-lo contraindo outros relacionamentos, agindo de forma diferente”.

Qualquer um percebe que há pelo menos duas formas de organização.

Há a que te é imposta, a que é dirigida por cima, e há aquela que é dirigida por baixo, que não te pode forçar a fazer nada, e que és livre de te juntar ou sair quando quiseres.

Podemos dizer que os anarquistas são pessoas que querem transformar todas as formas de organização humana no tipo de associação puramente voluntária onde as pessoas podem sair se não gostarem dela e criar uma outra por si próprias.»


Colin Ward, Anarchism as a Theory of Organization, 1966

Colin Ward é um escritor anarquista britânico que faleceu recentemente, a 11 de Fevereiro de 2010.

fonte:


Um comentário:

João disse...

Ótimo texto. Explorar a governança, governabilidade, Estado e outras formas de organização social seria ótimo em um seminário.
Abraço.