"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/09/25

pensamento pragmático

opinião:


OTTO RUHLE

"O parlamentarismo surgiu com a dominação da burguesia. Com o parlamento, vieram os partidos políticos.

A burguesia, que encontrara no parlamento a arena histórica para suas disputas com os reis e a aristocracia, organizou-se politicamente e deu à legislação uma forma correspondente às necessidades do capitalismo.

Mas o capitalismo não é homogêneo. As camadas e os grupos de interesse no interior da burguesia expressam suas reivindicações de naturezas diversas. Para encaminhar essas reivindicações, nasceram os partidos, com seus representantes nos parlamentos.

O parlamento transformou-se, assim, no lugar de todas as disputas: primeiro, pelo poder econômico e político: depois, o poder legislativo; e, finalmente, pelo poder governamental.

As lutas parlamentares, lutas entre partidos, não passam de batalhas verbais. Programas, polêmicas jornalísticas, panfletos, relatórios para as reuniões, resoluções, discursos parlamentares, decisões - palavras e nada mais do que palavras.

O parlamento tornou-se um local para tagarelices (cada vez mais, à medida que o tempo passava). Desde o primeiro dia, os partidos nada mais têm sido do que máquinas de preparar eleições. Não por acaso, eram chamados inicialmente de “associações eleitorais".

Burguesia, parlamentarismo e partidos políticos condicionam-se mutuamente. Cada um deles é necessário aos demais, marcando a fisionomia política do capitalismo."

Nenhum comentário: