"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/10/18

e-mail

colóquio

Pierre-Joseph Proudhon: O que é a propriedade?.



No dia 22/10, Sexta-Feira, às 17:30

No Laboratório de Geografia Humana, Sala 19, IC II, 2º andar, UFES.

Organização: CAGEO/UFES (Centro Acadêmico de Geografia/UFES) - autogerido.

Palestrante: Saulo Louzada Lessa, Geógrafo libertário e militante social, e formando UFES.
*#*

Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) : Camponês, artesão, proletário, autodidata. Filósofo, Economista, Sociólogo, Historiador, Pedagogo.

Foi ao mesmo tempo pai do anarquismo, do socialismo científico, da economia política socialista e da sociologia moderna, bem como do mutualismo do sindicalismo revolucionário, do federalismo e dessa forma particular de coletivismo hoje conhecida como autogestão. Fundador teórico da Economia Solidária.

Foi o primeiro a entrever profeticamente os descaminhos do "socialismo" autoritário, estatal e dogmático.

Proudhon

Prezados,

Neste dia [22/10] haverá um colóquio sobre o pensador libertário Pierre Joseph Proudhon, no CA de Geografia na Ufes, creio que às 18h.

Proudhon além de filósofo, economista e tipógrafo francês, anteriormente chegou a ser um deputado da Assembléia Nacional, se não me engano... sendo encarcerado (1849-1852) por Luís Napoleão
(Luís Bonaparte ou Napoleão III) devido às suas críticas ao autoritarismo deste (mais tarde, Napoleão III deu um golpe de Estado contra a República Francesa e instaurou o Império, dando origem a uma aberração ou Leviatã conhecido hoje como Estado Bonapartista, nos clássicos da Ciência Política).

Proudhon além de escrever "O Que é Propriedade? Pesquisa sobre o Direito e do Governo" (1840),
escreveu obras como "Sistema de Contradições Econômicas, ou a Filosofia da Miséria" (1846), "A Idéia Geral da Revolução no Século XIX" (1851) e "Do Princípio Federativo" (1863).

Proudhon é um dos pensadores clássicos no entendimento de categorias como o Federalismo Libertário e na crítica à idéia de Propriedade (Teorias da Propriedade), inclusive dentro de uma acepção no âmbito do Direito.

Suas concepções sobre Associações de Trabalhadores ou Cooperativas, Banco Operário e Cooperativas de Crédito, Autogestão e Mutualismo são muito interessantes.

Não perco essa palestra nem fodendo, espero que o colega aborde todos esses tópicos, dentre outros...

Atenciosamente,

Vinícius

Nenhum comentário: