"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/10/12

extraindo conceitos


No período entre as duas grandes guerras, quando a Alemanha nazista não era ainda nem uma ameaça, houve um acontecimento que emocionou o mundo inteiro.

Dois imigrantes italianos, que viviam nos Estados Unidos, foram condenados à morte na cadeira elétrica por um crime que não haviam cometido. As provas apresentadas contra eles à Justiça norte-americana não eram convincentes, nem indiscutíveis.

O processo, entretanto, seguiu a sua marcha inexorável e uma onda de indignação varreu o mundo diante de tremenda injustiça. Manifestações de protesto ocorreram nos Estados Unidos e em quase todas as capitais do mundo.

Neste livro [sacco & vanzetti], Howard Fast narra as últimas horas de Sacco e Vanzetti, examinando detalhadamente os acontecimentos que envolveram (...).

opinião:

“A obra de Howard Fast esteve sempre comprometida com a luta social, optando por um dos lados e transmitindo lições de vida de grande importância.”
New York Times

“Milhões de homens e mulheres morreram em guerras, epidemias, genocídios e perseguições ao longo do século XX, e, infelizmente, é provável que a memória da maioria dessas pessoas corra o risco de desaparecer.

No entanto, a morte de Sacco e Vanzetti na cadeira elétrica, na década de 1920, está destinada a permanecer em nossas mentes. Talvez isso seja porque ainda temos dificuldade em aceitar os motivos, ou a falta deles, para suas mortes.”
Andrea Camilleri

Nenhum comentário: