"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/10/24

extraindo conceitos


O livro aborda um dos temas mais importantes e polêmicos de nossa contemporaneidade – a questão ambiental – a partir de uma perspectiva histórica das relações entre as sociedades humanas e o meio natural.

Escrito com a preocupação de dialogar com um público mais amplo do que o pertencente aos meios acadêmicos e, portanto, buscando formas de expressão mais simples, não abdica, entretanto, da intenção de construir uma análise densa e atenta à complexidade das questões envolvidas, recusando perspectivas simplificadoras.

#*#

No mundo em que vivemos, a questão ambiental tornou-se um dos mais relevantes impasses a serem enfrentados pela humanidade. A história, ao se voltar para o tema de forma sistemática e minuciosa, cumpre um importante papel.

O vigor e a promessa dessa nova perspectiva é o fato de que ela poderá servir prioritariamente à vida e, mais que à sua mera conservação, ela poderá constituir-se em prol da afirmação de sua abundância, ligando-se ao tempo presente e aos homens presentes.

Sumário:
- Os historiadores em diálogo com seu tempo
- Sociedade, natureza e história
- História e História Ambiental.

#*#

Regina Horta Duarte:

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: história e natureza, história da biologia.

É membro eleita da diretoria da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), gestão 2006-2008.

editora autêntica

R$ 34,00


ou

Nenhum comentário: