DOMINGO, 28 DE NOVEMBRO DE 2010
EDITORIAL
Caros Amigos,
No artigo que abre esta nova edição do Eidos info-zine, Christina Roquette Lopreato reflete sobre “O (des) encontro do Brasil consigo mesmo” a partir dos “ditos e escritos de Edgard Leuenroth".
No referido artigo, do qual publicamos a primeira parte, a historiadora procura refletir sobre a singularidade da análise de Leuenroth em seus manuscritos “Qual a solução para o problema do Brasil?”, na qual ele apresenta, ao mesmo tempo, os problemas que impedem o país de encontrar a si mesmo e a sua proposta de ruptura com o sistema capitalista, que embasa o seu projeto de radical remodelação da sociedade brasileira segundo o socialismo libertário.
Em “Eu, ator e anarquista”, Chico Cuberos, que faleceu recentemente, nos apresenta parte do seu trajeto político, mostrando como que, através teatro libertário, chegou até ao anarquismo. Com a publicação deste artigo, nós do Eidos procuramos fazer uma pequena homenagem a este grande homem.
Inaugurando a nossa seção de charges, o cartunista brasileiro Carlos Latuff apresenta o seu trabalho para explicitar o caso da criminalização do movimento estudantil na UFU e as arbitrariedades contra o princípio democrático que vem sendo marca da administração do atual reitor.
O artigo de Emma Goldman, “A anarquia e a questão sexual”, procura mostrar que um programa, verdadeiramente, anarquista deve pregar não somente a liberdade econômica e política, mas também, e principalmente, a liberdade sexual.
Nas suas notas de leitura de “Pânico e desamparo na atualidade”, Fernanda Caroline de Melo Rodrigues traz a sua interpretação do artigo de Lucianne de Menezes, destinado a discutir a possível contribuição de Freud para a compreensão da síndrome do pânico.
ARTIGOS
O (des)encontro do Brasil consigo mesmo: ditos e escritos de Edgard Leuenroth. [Parte I]: Christina Roquette Lopreato
HOMENAGENS
Eu, Ator E Anarquista: Chico Cuberos
CHARGES
Reitor da UFU: Carlos Latuff
TRADUÇÕES
Anarquia e a questão do sexo: Emma Goldman
NOTAS DE LEITURA
Pânico e desamparo na atualidade: Fernanda Caroline de Melo Rodrigues
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário