"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/11/18

colóquios & congressos & cursos & encontros & etc...

Evento México Rebelde:

18 e 20 de Novembro

Em 20 de novembro completam-se 100 anos da eclosão da primeira grande revolução do século XX, que foi fortemente influenciada pelos ideais anarquistas.

Assim, é com prazer que o Núcleo de Pesquisa Marques da Costa convida para o evento “100 Anos de México Rebelde”, a se realizar no dia 18 de novembro, quinta-feira, às 18h30min no auditório do Sindipetro – Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Passos, 34, 2º andar (no centro da cidade do Rio, entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Tiradentes).

Na ocasião falarão sobre o tema:

Alexandre Samis, da FARJ - Federação Anarquista do Rio de Janeiro - e
Sérgio Mesquita, do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa.
.
No sábado, dia 20, a atividade deverá se repetir no CELIP- Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres - no Centro de Cultura Social, Rua Torres Homem, 790, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ (perto da praça Barão de Drummond ou Praça 7) às 14 horas.

O imaginário coletivo popular mexicano já incorporou, como símbolos de combate por uma sociedade justa, livre e não-vertical, a referencia da Revolução de 1910.

Falar de lutas sociais e/ou indígenas no México significa falar dos valores e ideais libertários de Ricardo Flores Magón e Emiliano Zapata, que inspiram movimentos sociais que levam seus nomes.

Fonte: FARJ

Autor(a): NPMC / CELIP

Nenhum comentário: