GRUPO DE ESTUDOS:
ANARQUISMO E EDUCAÇÃO
11/11/10
BIBLIOTECA TERRA LIVRE
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Terças-feiras de 15 em 15 dias das 19h às 22h
ATENÇÃO! Limite de vagas: 10 participantes. Inscrições prévias (por ordem de chegada) através do e-mail:
bibliotecaterralivre@gmail.com
LOCAL: Sede da Biblioteca Terra Livre
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 841 - sala 07
São Paulo – 05030-010
Travessa entre a Rua Heitor Penteado e Av. Pompéia.
A duas quadras do metrô Vila Madalena.
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A proposta do grupo de estudos Anarquismo e Educação é ser um espaço para reflexão e produção de conhecimento sobre pedagogia e práticas educativas numa perspectiva anarquista.
Para iniciar os estudos propomos a leitura do livro de Francesco Codello, “A boa educação”: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill, Vol. 1, São Paulo, Imaginário, 2007. Ver:
http://imaginario.lojapronta.net/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=54
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Acreditamos que esse é o melhor e mais completo estudo sobre as bases educativas do pensamento e dos pensadores anarquistas.
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No site da Editora Imaginário é possível ler um pouco sobre a obra:
Esta obra apresenta uma teoria pedagógica e um movimento educativo quase desconhecido do grande público.
Pensamento anarquista e práticas educativas libertárias, ao contrário do que se pode pensar, não existiram apenas no passado, mas representam ainda hoje uma realidade que, ainda que não seja muito difundida, constitui uma importante contribuição para o processo de emancipação humana.
Originalidade e especificidade, inovação verdadeira e intuições antecipadas estão aqui ilustradas, analisadas e colocadas em uma dimensão histórica que parte do fim de 1700 e desenvolve-se até a primeira metade de 1900, interessando a diversos países europeus.
A “pedagogia” libertária emerge, caso a caso, em pensadores e educadores, que estão quase sempre inseridos em um movimento revolucionário, protagonista de extraordinários eventos históricos:
A.- da Primeira Internacional à Comuna de Paris;
B.- do nascimento e do desenvolvimento das organizações anarco-sindicalistas às grandes mobilizações de massa nos diversos países europeus;
C.- da Revolução Russa à Espanhola, de 1936 a 1939;
D.- dos anos agitados do primeiro conflito mundial aos que precedem o nascimento do fascismo e do nazismo.
Nesse quadro, a educação assume, para os libertários, uma importância decisiva, sobretudo por meio de iniciativas de instrução popular e de educação revolucionária, dedicadas à formação de um novo modelo de homem.
Ao mesmo tempo, a crítica lúcida e pertinente dos vários sistemas escolares não é suficiente para explicar o empenho desses educadores, os quais, com freqüência, realizam, de modo concreto, iluminantes experiências educativas alternativas.
Essa linha de desenvolvimento educacionista do movimento anarquista e libertário de derivação iluminista-individualista e/ou socialista, ao destacar tanto a centralidade do indivíduo e a sua diversidade quanto o papel fundamental do coletivo no processo formativo, contribui para delinear uma extraordinária ação e um pensamento original que tem ainda muito para ensinar.
Segundo Giampreto Berti:
"O trabalho de Codello é, sem dúvida, o mais importante e mais completo que a historiografia sobre o educacionismo anarquista e libertário possa, até este momento, mostrar com orgulho, tanto em nível italiano quanto internacional. Em sentido mais geral, esta obra assinala um grande resultado da historiografia sobre o anarquismo, premiando, de forma justa, um trabalho de anos de pesquisa e reflexão."
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O livro pode ser adquirido com desconto de 50% pelos participantes do Grupo de Estudos no dia da primeira reunião.
Pretende-se ler os capítulos do livro que ajudam a refletir sobre o papel da educação no pensamento dos autores clássicos do anarquismo: Proudhon, Bakunin, Kropotkin e Réclus.
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A proposta de calendário para o Grupo de Estudos é:
16/11 – Reunião com todos participantes
LEITURAS (coletiva no dia): Prefácio – pgs. 11-14 e Introdução – pgs. 15-26
30/11 – Discussão: Proudhon
LEITURA: Pierre-Joseph Proudhon e a instrução politécnica – pgs. 91-106
14/12 – Discussão: Bakunin e a Internacional/Comuna de Paris
LEITURAS: Mikhail Bakunin: a educação como paixão e revolta – pgs. 107-136
A Primeira Internacional e a Comuna de Paris – pgs. 161-186
21/12 – Discussão: Kropotkin e Reclus
LEITURAS: Piotr Kropotkin: educação e comunidade – pgs. 137-160
Élisée Reclus: educação e natureza – pgs. 187-230
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O Grupo de Estudos retomará os encontros em meados de janeiro/fevereiro de 2011.
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Em 2011 haverá a retomada do Grupo de Estudos Geografia e Anarquismo, tratando especialmente da obra de Élisée Reclus.
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