"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/11/24

extraindo conceitos

    • Discurso da Servidão Voluntária

    • Étinne de La Boétie

  • Tradução de casemiro linarth
  • PreçoR$ 12,90


    • Poucos anos antes de morrer, aos 32 anos, Étienne de La Boétie (1530-1563) deixou em testamento seus escritos a Montaigne, o qual, mais tarde, destacou os méritos nos Ensaios e em várias cartas, apontando este autor como um dos homens mais importantes daquele século.


      O prestígio de La Boétie vem desta pequena obra — Discurso da servidão voluntária —, em que afirma que é possível resistir à opressão sem recorrer à violência: a tirania se destrói sozinha quando os indivíduos se recusam a consentir com sua própria escravidão.


      Como a autoridade constrói seu poder principalmente com a obediência consentida dos oprimidos, uma estratégia de resistência sem violência é possível, organizando coletivamente a recusa de obedecer ou colaborar.


      Foi com essa idéia que se construíram inúmeras lutas de desobediência civil no século XX, e a mesma idéia levou, entre outros motivos, à queda pacífica de muitas ditaduras.


      *#*

      sinopse:


      Escrito em meados do século XVI por um jovem de apenas 18 anos, este ensaio foi consideradp como "o mais forte e vibrante hino à liberdade jamais escrito". La Boétie indaga sobre as razões pelas quais as pessoas se submetem à tirania de um governo, concluindo que o motivo principal da existência deste último reside nas próprias pessoas, no seu espírito de servidão voluntária.


      Assim, comprova, por meio de argumentos incisivos e exemplos referenciais, o estado de servidão em que se encontra a maioria dos homens de seu tempo. É uma obra profundamente motivada pelo momento histórico em que está inserida. Reflete, discute e se dirige à realidade francesa da época em que foi escrita, em tempos de sofrimento.


      comentário:


      Este livro contribui para a importante renovação da sensibilidade intelectual e politíca que se nota em seu século [XVI]. O principal mérito de La Boétie é o de haver inaugurado a inteligibilidade e a transparência, que constituem, ao lado da liberdade do povos, a maior conquista do ser humano.

Nenhum comentário: