"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/12/16

e-mail/ convite/ filme documentário


Sala Alexandre Robatto, Biblioteca Pública do Estado

(R. General Labatut, 27, Barris, Salvador – Bahia – Brasil)



sábado 18 de dezembro às 20h


entrada franca e debate posterior com o diretor


um povo contra o estado


(60 min./ 2010)

Com legendas em português


Premiado na 37 Jornada Internacional de Cinema da Bahia

Selecionado no FECISO - Festival de Cine Social y Antisocial - Chile


Os Mapuches (em mapudungum “gente da terra”) são uma nação da região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina. Desde a conquista, os espanhóis lutaram duramente para subjugá-los, mas não conseguiram.


Atualmente, o povo mapuche continua reclamando seus territórios que foram submetidos ao domínio do Chile e da Argentina em finais do século XIX.


A principal reivindicação mapuche é a recuperação e auto-gestão de seus territórios ancestrais frente a invasão das transnacionais protegidas pelo Estado, ou seja, a autodeterminação de seus povo, direito amparado pela jurisprudência internacional (Convênio 169 da OIT).


Este documentário aborda o conflito do Estado com o povo Mapuche no lado chileno do Walmapu (território mapuche). Vozes de diversas organizações e setores da sociedade chilena denunciam a continuidade das perseguições políticas e crimes do Estado contra o povo mapuche.


O documentário foi apresentado em julho deste ano na Argentina em sessões de pré-estréia em Buenos Aires e La Plata e levado ao Chile por militantes da causa mapuche. Posteriormente apresentado em Salvador, São Paulo e Curitiba.


CATÁLOGO DE FILMES E LIVROS DE CARLOS PRONZATO: http://www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com/


LINKS com informação sobre o tema mapuche:

http://www.mapuexpress.net/

http://www.azkintuwe.org/

http://www.vermelho.org.br/educacao/noticia.php?id_noticia=133353&id_secao=8

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=10&cod=50403

http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5615:outro-preso-politico-mapuche-comeca-greve-de-fome&catid=285:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=187

:http://www.avkinpivkemapu.com.ar/index.php?option=com_content&task=view&id=1726&Itemid=3


Fotos: Ariel Olivares e Flekcha http://www.flekcha.blogspot.com/


#*#


O documentário Mapuches, um Povo contra o Estado é dedicado à cineasta chilena Elena Varela, presa a 7 de maio de 2008 quando filmava para um documentário sobre a luta do povo mapuche e a repressão que sofre. Para a Anistia Internacional as autoridades realizaram a prisão para interromper a investigação sobre o conflito e intimidar tanto a cineasta como o povo mapuche. Elena teve o equipamento e o material filmado confiscados.

Nenhum comentário: