"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/12/21

indicação de leitura

- “Rebeldias – Volume 2”
, de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2004, tamanho 15 x 22 cm., 270 páginas com ilustrações variadas.

(15 reais)

Esse livro trata-se de uma compilação com 72 artigos (a maioria inéditos no Brasil), que foram publicados entre os anos de 1977 até 2004, na imprensa de diversos países, sobretudo Portugal, México, Espanha, França e Inglaterra.

O veterano Edgar Rodrigues, como sempre, aborda temas históricos com muita propriedade e entre os diversos assuntos tratados nessa obra destacam-se:

A história do hino “A Internacional” e da F.A.I. (Federação Anarquista Ibérica), a verdadeira função dos sindicatos, histórico do jornal anarquista “A Batalha” (de Portugal), o anarquismo e o fascismo ibérico, o anarquismo na grande São Paulo, além de biografias dos seguintes militantes anarquistas:

João Perdigão Gutierrez & Anarquia de Caria, Carlo Aldegheri & Anita Aldegheri, Virgilio Dall’Oca & Nair Dall’Oca, Luis Joaquim Portela, Abílio Ribeiro, José Oliva Castillo, Manuel Francisco Correia e uma entrevista com o autor realizada pelo saudoso companheiro Emilio Tesoro Linares.

Tudo isso sem deixar de registrar textos que abordam questões contemporâneas como as religiões, as drogas, as eleições, o feminismo, o autoritarismo, a pobreza e a solidariedade humana.

- “Rebeldias – Volume 2” é um livro completamente voltado para a atualidade, firme no propósito de despertar os leitores para a luta pela emancipação humana, ao passo em que comprova que o anarquismo, muito mais do que uma simples utopia, é um projeto político perfeitamente realizável.


venda direta:

- Preços já incluem as despesas postais -


outros títulos:

- “Rebeldias – Volume 3”, de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2005, tamanho 15 x 22 cm., 334 páginas com ilustrações variadas.

(15 reais)

- “Lembranças Incompletas",

de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2007, tamanho 15 x 22 cm., 582 páginas com ilustrações variadas.

(25 reais)

- "Serviço Militar Obrigatório Para Mulher? Recuso-me! Denuncio!", de Maria Lacerda de Moura, Editora Opúsculo Libertário, 1999, tamanho 15 x 10 cm., 54 páginas.

(5 reais)

Nenhum comentário: