"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/01/26

extraindo conceitos

Expressão Liberta


SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2010

 

O que realmente é crime organizado? [01]



Winter Bastos

Crime organizado é, por definição, aquele que permeia o aparelho estatal. Cabe a nós analisá-lo de maneira mais profunda que o Estado hipócrita brasileiro.

Crime organizado – considerações, conceito e características.



Em "As Regras do Método Sociológico", Émile Durkheim ressalta a importância de se definir os termos a serem usados nas Ciências Sociais. 

Considerou impreciso a definição de Sociologia como a ciência que estuda a sociedade, e definiu-a como:

a ciência que tem como objeto o fato social.

Depois conceituou fato social como:

o fato exterior ao indivíduo e dotado de uma imperatividade em virtude da qual se lhe impõe.

Em Criminologia também é assim:

para tratar de crime organizado precisamos defini-lo.

Há quem diga que crime organizado é aquele dotado de organização, planejado ou executado de forma organizada. Ora, neste sentido amplo todo crime doloso é organizado. 


Outros afirmam que crime organizado é o crime cometido por quadrilha ou bando. Dizem ainda que o crime organizado é aquele cometido por um grupo criminoso organizado e que é dotado de estabilidade e permanência.

Bem, o crime de quadrilha ou bando exige estabilidade e permanência da associação, e é exatamente essa sua característica que permite distingui-lo do mero concurso de pessoas. 


No crime organizado, existe tal estabilidade ou permanência e algo que o diferencia do crime de quadrilha. 


Seria o número de pessoas que integram a organização? 


Não, o crime organizado é qualitativamente diverso do crime de quadrilha.
.
Há quem procure uma identificação absoluta de organização criminosa e associações mafiosas, mas isso é impreciso. 


Nesta identificação há um conteúdo político-ideológico que consiste na idéia de que estas organizações nada tem a ver, por exemplo, com o Estado norte-americano:

seriam estrangeiras, italianas e construídas sobre valores “anti-americanos”.

As organizações mafiosas (Máfia Siciliana e Cosa Nostra, por exemplo) são, na verdade, apenas um dos tipos de organização criminosa, tendo como características específicas a forte hierarquia, códigos rígidos, ligação étnica ou de parentesco entre os membros.

O american way of life é um estímulo a ambição. 


Nos Estados Unidos é elogioso dizer que alguém é ambicioso. Diz-se que a riqueza provém do mérito, ou seja, os ricos teriam sido hábeis o suficiente para conseguirem o que têm. 


Raras pessoas têm a ilusão de que a riqueza vem do trabalho pura e simplesmente, sabe-se que ela vem do trabalho direcionado numa certa direção que diferencie o trabalhador dos demais.

Ou seja, o trabalhador para ter sucesso não deve ser solidário, mas sim procurar se destacar, competir, e, em última análise, levar vantagem sobre as outras pessoas. 


Surge a ganância e dela o crime organizado, que por definição não se volta à satisfação das necessidades de pobres, mas ao acúmulo de riqueza. 


Neste sentido pode-se dizer que as organizações criminosas são produtos da cultura norte-americana, e, mais do que isso, do próprio sistema capitalista.

Os modelos tradicionais em Criminologia sempre partiram do crime como um problema individual (modelos biológicos ou rotuladores) daí sua dificuldade em tratar do crime organizado. 


Não se pode dizer que o crime organizado seja um fenômeno de inadaptação de indivíduos a realidade político-econômica em que vivemos, já que este tipo de organismo criminoso permeia o aparelho de Estado e as organizações econômicas.

O crime organizado é aquele que tem como características:

a previsão de lucros, hierarquia, planejamento empresarial, divisão de trabalho, caráter internacional e simbiose com o Estado e entidades legais, sendo que a característica mais importante e que pode ser considerada definidora do fenômeno é a simbiose com Estado e empresas.

Se não houver tal característica não há de se falar em organização criminosa, senão em quadrilha internacional.
.
segue...

fonte:

Nenhum comentário: