"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/01/04

indicação de leitura

- “Lembranças Incompletas",

de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2007, tamanho 15 x 22 cm., 582 páginas com ilustrações variadas.

(25 reais)

Essa é uma obra rara, pois é o primeiro livro que trata das iniciativas libertárias entre o período de 1939 até 2005. Também é a primeira vez que um militante anarquista escreve e publica suas memórias em vida no Brasil.

Fruto de um labor exaustivo e vigoroso, que demorou mais de sete décadas para ser finalizado, “Lembranças Incompletas" registra as atividades anarquistas de Edgar Rodrigues, desde sua adolescência em Portugal até sua chegada ao Brasil, alcançando os dias de hoje.

É o retrato de uma caminhada repleta de obstáculos e adversidades, descrevendo os percalços de 45 anos vividos sob as ditaduras de Portugal e do Brasil, dos dramas e dos riscos iminentes do cotidiano para levar adiante a militância anarquista ainda que na clandestinidade, mas sempre presente a atuante.

È importante salientar que a presente obra não se trata meramente de uma autobiografia, onde os biografados costumam supervalorizar seus feitos e menosprezar a obra alheia, pelo contrário, o autor muito além de relatar sua militância anarquista, demonstra-se sempre obstinado a referenciar a atuação dos militantes e grupos libertários que o acompanharam no decorrer de sua longa trajetória, resgatando exemplos marcantes de vidas e dedicadas abnegações que dignificam um numeroso conjunto de idealistas revolucionários.

O livro registra também as ações e iniciativas do movimento anarquista de diversos países, conferindo a esta obra um caráter internacionalista, típico do anarquismo que não possui pátrias e nem reconhece fronteiras.

Isso, além de estabelecer um paradoxo entre essas atividades anarquistas e as conjunturas sociais imprescindíveis de cada época, relatando os fatos políticos que transformaram o mundo nas últimas décadas, acrescentando ao conjunto da obra passagens proeminentes de nossa recente história universal.


venda direta:

- Preços já incluem as despesas postais -



outros títulos:

- “Rebeldias – Volume 2”, de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2004, tamanho 15 x 22 cm., 270 páginas com ilustrações variadas.

(15 reais)

- “Rebeldias – Volume 3”, de Edgar Rodrigues, Editora Opúsculo Libertário, 2005, tamanho 15 x 22 cm., 334 páginas com ilustrações variadas.

(15 reais)

- "Serviço Militar Obrigatório Para Mulher? Recuso-me! Denuncio!", de Maria Lacerda de Moura, Editora Opúsculo Libertário, 1999, tamanho 15 x 10 cm., 54 páginas.

(5 reais)


Nenhum comentário: