"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/02/08

colóquios & congressos & cursos & encontros & etc...



No último dia 15/ 12/ 2010 aconteceu o último encontro do GRUPO DE ESTUDOS MOVIMENTO OPERÁRIO AUTÔNOMO onde foi discutido os textos de Neno Vasco (A Concepção Anarquista de Sindicalismo) e o debate sobre sindicalismo entre Monatte e Malatesta no Congresso Anarquista de 1907.


A conversa foi muito interessante. Pudemos aprofundar a reflexão sobre as interpretações anarquistas do papel do sindicato, tanto na sociedade capitalista como na revolução, e ainda discutimos o sindicalismo revolucionário.

Foi feita uma avaliação final desse primeiro ciclo que se encerrou, sempre com opiniões positivas e com desejos de continuidade.

Sendo assim, decidiu-se que o Grupo de Estudos retomará seus encontros em 15/ 02/ 2011, às 19 horas, passando agora a se realizar às terças-feiras.

Para darmos continuidade às reflexões sobre o movimento operário autônomo iniciaremos a leitura do livro História do Movimento Operário Revolucionário.

Lançado pela Editora Imaginário a partir de um Colóquio organizado em 2004 de mesmo nome a obra compila artigos de renomados pesquisadores e historiadores do movimento operário mundial sobre diversas experiências sindicais anarquistas e revolucionárias em muitos países do mundo.

A primeira leitura será: Samis, Alexandre. “Pavilhão Negro sobre Pátria Oliva: sindicalismo e anarquismo no Brasil”. In: História do Movimento Operário Revolucionário. São Paulo: Imaginário, 2004.

Sobre o livro:

Os participantes do grupo também discutiram a possibilidade de produção de artigos, textos, seminários, debates, etc. a partir das reflexões coletivas. Para 2011 pensou-se alguma(s) atividade(s) pública para socialização do conhecimento produzido sobre anarquismo e sindicalismo.

A Biblioteca Terra Livre tem o compromisso de divulgar o anarquismo e novas pesquisas e estudos sobre o tema. Essa é uma das finalidades de nossas atividades.

Portanto, para além de proporcionar um ambiente para estudos e debates temáticos e, muito mais do que ser um arquivo ou depósito de livros, a Biblioteca pretende ser um espaço público de irradiação e difusão de pensamento contemporâneo e de ação anarquista em São Paulo.

***



BIBLIOTECA TERRA LIVRE


bibliotecaterralivre@gmail.com
http://bibliotecaterralivre.wordpress.com/
http://www.fotolog.com.br/terralivre2010


LOCAL:

Sede da Biblioteca Terra Livre
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 841 – sala 07
São Paulo – 05030-010
Travessa entre a Rua Heitor Penteado e Av. Pompéia.
A duas quadras do metrô Vila Madalena.


Horário de Funcionamento

- TERÇA-FEIRA: das 19:00 as 22:00
- QUARTA-FEIRA: das 19:00 as 22:00
- QUINTA-FEIRA: das 19:00 as 22:00
- SÁBADOS , DOMINGOS e demais horários: mediante agendamento.

Um comentário:

Derland disse...

Seu blog e excelente, seus textos também são ótimos, vou tentar me inspirar no seu blog para melhorar o meu, se quiser depois e só da uma olhada o link ta logo a baixo: http://derlandreflexivo.blogspot.com/