"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/02/10

colóquios & congressos & cursos & encontros & etc...



“GEOGRAFIA E ANARQUISMO”
No final deste ano, a Biblioteca Terra Livre e o Laboratório de Geografia Política da USP estarão realizando um Colóquio Internacional sobre Élisée Reclus, achamos por bem iniciar as leituras e discussões a partir do nosso geógrafo anarquista.
Para tanto, selecionamos três textos para o primeiro encontro no dia 17/02/2011, às 19hoo na Biblioteca, sendo, dois deles retirados do livro Estados Unidos do Brasil e o outro se trata da tese de Mestrado do David, um dos participantes do grupo.
Seguem os links dos arquivos:
Estados Unidos do Brasil – Vista Geral

Estados Unidos do Brasil – Estado material e social da população brasileira

Élisée Reclus e a geografia da Colômbia: cartografia de uma interseção.

Como se pode observar os textos são relativamente longos, assim, a leitura destes é importante para criar uma base comum de leituras, contudo, não se faz necessário ler todos os textos na integra para este primeiro encontro.
E não se esqueçam que nossa primeira reunião será dia 17/02/2011

comentários:
Élisée Reclus e a geografia da Colômbia:
cartografia de uma interseção.
David Alejandro Ramirez Palacios
Resumo em português
O seguinte ensaio interessa-se pelos momentos de conjunção entre a obra do geógrafo e cartógrafo anarquista francês Élisée Reclus (1830-1905) e um país chamado Colômbia, em cujas montanhas chegou a morar por um par de anos quando ainda tinha por nome Nova Granada e incluía o Panamá e sobre o qual escreveu em diferentes ocasiões.
Procura avançar na compreensão das lógicas dominantes do projeto intelectual deste autor mediante o mapeamento do jogo de referências desatado por ele nos capítulos «Colômbia» (1893) e «Panamá» (1891) da sua Nova Geografia Universal, tentando identificar e organizar seus elementos, procurando obter algum tipo de retorno em termos de filosofia política.
Considera especialmente a participação do geógrafo e cartógrafo colombiano Francisco Javier Vergara y Velasco, interlocutor e colaborador de Reclus no processo de criação desses capítulos por meio do estudo da correspondência inédita dirigida a ele pelo francês, formulando a partir da mesma algumas questões sobre o funcionamento do eurocentrismo.
Aspira, enfim, deixar preparado o terreno para uma imersão mais vertical nestes textos, centrada na procura da formação territorial da Colômbia.

Nenhum comentário: