"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/08/25

e_mail

castração ideológica” e/ ou censura, repressão, etc. 



por A.N.A. 
(agência de notícias anarquista)

Orwell, em sua famosa obra “1984”, sustentava que a classe dominante em uma sociedade distópica dominaria o resto da sociedade pela repressão e censura.

Huxley, em seu igualmente conhecido “Um mundo feliz”, argumentava que a classe dominante em uma sociedade distópica dominaria os outros, transformando-os em “abobados”


Assim, não proibiria nada, porque não os haveria castrado ideologicamente, por que não se importariam em nunca descobrir que são vítimas de uma exploração impiedosa. 


Portanto, não há necessidade de repressão (porque ninguém se mobilizará), nem necessidade de censura (já que ninguém vai dizer algo realmente ameaçador para a classe dominante). 


As pessoas se sentirão “livres” para dizer o que quiser, sem que a classe dominante tenha um problema com isso, porque simplesmente estará assegurada “para escravizar suas mentes”.
De fato, ambas as obras tem razão; ambos os métodos são utilizados. E quanto mais método de Huxley falhar (a “castração ideológica”) mais o método de Orwell é utilizado, pela classe dominante (censura, repressão, etc.).


[...]

Nenhum comentário: