"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/10/11

e-mail


Homenagem a Ferrer y Guardia na FE/USP

Em 13 de Outubro de 1909, Francisco Ferrer y Guardia, criador da Escola Moderna (1901), foi assassinado pelo Estado Espanhol. 102 anos após esse crime de Estado a Biblioteca Terra Livre promove uma homenagem em sua memória com a exibição do filme “Francisco Ferrer i Guardia, uma vida para a liberdade” seguida de debate.
FRANCISCO FERRER I GUARDIA: uma vida para a liberdade (Espanha, 2003, 51 min). Direção: Agustí Corominas i Casals. Produção: TV3 català
Documentário sobre a vida e obra de Francisco Ferre i Guardia, mestre anarquista fundador da Escola Moderna e teórico das escolas racionalistas. Há entrevistas com ex-alunos e muitas informações sobre a construção de uma nova concepção de educação na Espanha no início do século XX.
Programação:
Exibição do documentário as 19:30, seguido de debate.
Local:
Sala 147, bloco B, ala C
Faculdade de Educação / USP
Av. Universidade, 308
São Paulo, 05508-040
(próximo ao portão 1)

Entrada Gratuita

*#*



SEMANA FERRER

Na semana do dia 13 de Outubro a Biblioteca Terra Livre promoverá diversas atividades em Homenagem a memória de Francisco Ferrer y Guardia. 


As atividades terão início no dia 13 de Outubro (data da execução de Ferrer pelo Estado Espanhol) com uma Exibição de Filme seguida de Debate na USP.


No dia 15 de outubro desceremos para o litoral e realizaremos, em parceria com o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e a Cinemateca Maurice Legeard, uma homenagem a Ferrer y Guardia.


Já no domingo, dia 16 de outubro será a vez do Cineclube Terra Livre prestar sua homenagem, trazendo experiências pedagógicas no Brasil que foram influenciadas diretamente pela proposta pedagógica de Ferrer.


Com este ciclo de atividades a Biblioteca Terra Livre busca não só preservara memória deste militante anarquista mas também trazer para o presente uma proposta de educação que ainda hoje apresenta caminhos para a libertação de mulheres e homens.


102 anos depois de silenciado, o último grito de Ferrer ainda ecoa no coração dos anarquistas: 


"VIVA A ESCOLA MODERNA!"

Nenhum comentário: