"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/11/03

extraindo conceitos


René Berthier & Eric Vilain - 

Marxismo e Anarquismo


SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO Éric Vilain & René Berthier 7
MARXISMO E  ANARQUISMO: APROXIMAÇÃO, SÍNTESE OU SEPARAÇÃO? Éric Vilain 15
CENTO E CINQÜENTA ANOS DO MANIFESTO COMUNISTA René Berthier 41
ELEMENTOS DE UMA ANÁLISE BAKUNINIANA DA BUROCRACIA René Berthier 67
BAKUNIN FAZIA POLÍTICA ? Éric Vilain 93

ELEMENTOS DE UMA ANÁLISE BAKUNINIANA DA BUROCRACIA

O fenômeno da burocracia é, do ponto de vista marxista, algo de inédito na medida em que nunca havia sido considerado pelos pais fundadores como sistema político moderno de dominação. A questão que vem então ao espírito é : e quanto ao anarquismo?
O marxismo não tinha desenvolvido uma reflexão sobre o sistema burocrático porque ele tinha por certo que o socialismo seria uma conseqüência inevitável do desenvolvimento das contradições do capitalismo. Para Bakunin, ao contrário, o socialismo é só uma possibilidade, nada mais. Um outro sistema pode desenvolver-se “se não ficarmos atentos”, diz : o sistema da burocracia de Estado, como conseqüência do fracasso da revolução proletária.

 RENÉ BERTHIER

*#*

MARXISMO E ANARQUISMO:  

APROXIMAÇÃO, SÍNTESE OU SEPARAÇÃO 


A relativização do marxismo feita por Bakunin é algo insuportável a muitos comunistas, precisamente porque ela restitui o marxismo à corrente de idéias da época, como uma explicação do social entre outras. Ela retira-lhe o caráter quase religioso que existia no espírito de muitos comunistas para dar-lhe seu status de hipótese científica, isto é, refutável, modificável, e que pode ser completada. O marxismo é reconduzido ao que nunca deveria ter cessado de ser: não a ciência absoluta do social e da revolução, mas uma teoria, uma “grade de leitura” entre outras, nem mais nem menos válida do que a sociologia de Max Weber, por exemplo, ou a psicanálise de Erich Fromm.


ÉRIC VILAIN

R$ 28,oo

Nenhum comentário: