"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2012/04/17

extraindo conceitos

hypomnemata 141
Boletim eletrônico mensal
do Nu-Sol - Núcleo de Sociabilidade Libertária 
do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP
no. 141, fevereiro de 2012.

Drogas, cuidados e ambientes monitorados

Eles são chamados de nóias, zanzam como andrajos à cata de resíduos, material para reciclagem a ser entregue em cooperativas sustentáveis, uma esmola, uma pedra de crack. Pernoitam pelas ruas da cidade e sustentam o olhar atônito.
Governo e população mostram-se confiantes em higienizar as ruas destes farrapos com programas repressivos e ambulatoriais. Enquanto isso as classes mais abastadas procuram curar seus parentes em clínicas especializadas que não dispensam o uso de maconha, ou em pentecostais, com suas conhecidas práticas de resignação.
Vivemos uma nova maneira de abordagem do chamado usuário de drogas. A legislação recente reconhece os programas de redução de danos que investem em cura e inclusão e autoriza o uso do ayuasca para cerimônias religiosas. Concentra a repressão no tráfico, apesar de imprecisa quanto à portabilidade de substâncias ilícitas. Assim, os programas de governo voltam-se ao atendimento ambulatorial com terapêuticas, investindo na vontade do usuário de abandonar a droga.
O combate às drogas passa hoje por uma modulação, para além da repressão. Personalidades públicas difundem seus argumentos favoráveis à descriminalização da maconha; pipocam marchas com o respaldo jurídico e policial defendendo a liberdade de manifestação; mídias e a internet produzem variadas opiniões.

Muito Mais:

Nenhum comentário: