"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2012/06/06

indicação de leitura



"Ideologia e Estratégia:


anarquismo, movimentos sociais e


 poder popular"




No início desse ano, a Faísca Publicações Libertárias lançou um novo livro:

"Ideologia e Estratégia: anarquismo, movimentos sociais e poder popular",
de Felipe Corrêa. 240 páginas, 14X21, R$ 40,00.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora Imaginário: www.editoraimaginario.com.br, por meio do qual se pode comprar por cartão ou boleto bancário.

Em breve o livro entrará no site da cooperativa Faísca,
http://www.lojamais.com.br/faisca. Em caso de interesse, é possível escrever para vendasfaisca@gmail.com e fazer o pedido por e-mail, com a compra via depósito em conta.

***********

Os três artigos que compõem Ideologia e Estratégia articulam-se em torno de dois eixos: ideologia e estratégia. No que diz respeito à ideologia,
buscam pensar o anarquismo de maneira séria e honesta teoricamente, evidenciando teorias clássicas, trazendo discussões contemporâneas e refletindo criticamente sobre o material analisado.

Buscam apresentar ao público em geral, e também àqueles com afinidades ideológicas, um anarquismo que seja digno de respeito no campo da esquerda e do socialismo; um anarquismo que possa retomar sua intensa e honrosa história de lutas que tiveram grande influência nos mais distintos movimentos populares em todo o mundo; um anarquismo que possa ter relevância política e, incidindo sobre a realidade, impulsioná-la no sentido desejado, mudando a correlação de forças que hoje compõe a sociedade e, passo por passo, entre conquistas de curto prazo, poder chegar aos objetivos revolucionários e socialistas de mais longo prazo. No que diz respeito à estratégia, proporcionar aos libertários – anarquistas ou não, organizados politicamente ou não – plataformas possíveis para intervenção nos distintos campos da luta de classes. Ou seja, elementos programáticos que possam potencializar hoje a construção da sociedade que queremos amanhã.

Ideologia e Estratégia é um livro saído do calor das lutas, buscando, em
um movimento que se poderia chamar dialético, formalizar teoricamente uma série de conhecimentos que foram apreendidos tanto em teoria quanto em prática, de maneira que essa teoria agora produzida possa, em um futuro breve, retornar como contribuição às lutas e movimentos de nosso povo.

Nenhum comentário: