"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2008/12/16

pipocas & celulóide

O CELIP*

     convida:

              confraternização

                                      de final de ano! 

Sábado, dia 20 de DEZEMBRO / 2008

HORÁRIO: 14H

EXIBIÇÃO DO FILME  "GERMINAL"

Com pipoca e cinema à vontade!!!

O filme Germinal é baseado na célebre obra do escritor Emile Zola e que mostra a realidade dos trabalhadores de uma mina de carvão no final do século XIX na França.

Sob regime de exploração constante, os trabalhadores se organizam frente aos constantes abusos da companhia mineradora, o que acaba desencadeando inúmeros conflitos com finais nem sempre previsíveis.

Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu as dificuldades do trabalho árduo e extenuante das minas, o calor, as moradias insalubres, as doenças e as greves e conflitos durante todo o período.

Emile Zola, in Germinal:
 
"Por baixo dos ardentes raios do sol, neste manhã juvenil, era deste rumo que a terra estava necessitada. Os homens cresciam, um negro exército vingador brotava lentamente nos sulcos e frutificava para ser recolhido nos séculos vindouros e aquela germinação depressa iria rebentar na terra..." 

 
* Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP)

LOCAL: CCS - RUA TORRES HOMEM 790 / VILA ISABEL/R.J.- R.J.

COMO CHEGAR:

# Trem: Descer na estação Maracanã e pegar um ônibus que segue pela Rua 28 de Setembro até o final.

# Integração Metrô (comprar bilhete expresso e saltar na estação São Francisco Xavier. Descer e pegar o ônibus do metrô para Vila Isabel).

# Ônibus da Zona Norte ou da Zona Sul: 638, 434, 232, 269, 266, 639, 623, 625, 268

OBS1: Para quem vem da Zona Sul, saltar no ponto de ônibus da Rua 28. de Setembro, em frente a Escola de Samba da Vila Isabel; para quem vem da Zona Norte saltar no 1o ponto depois do Shopping Iguatemi.

OBS2: Na Av. Presidente Vargas ou no ponto de ônibus do metrô de São Cristóvão há vários desses ônibus que passam em Vila Isabel.

# Ônibus de Niterói e São Gonçalo: 703, 523.

Favor divulgar!


Nenhum comentário: