"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/04/14

pipoca & celulóide



Mario “Fanaticc” Abbade
(23/12/2004)
A história é centrada nos jovens Jan (Daniel Bruhl, de Adeus, Lênin), Peter (Stipe Erceg) e Jule (Julia Jentsch), que acreditam que podem mudar o mundo. Jan e Peter se autodenominam Os Edukadores, rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto.
Mas, após a invasão da casa de um conhecido homem de negócios, Jule esquece um celular no local. No dia seguinte, eles são obrigados a retornar. O empresário [Hardenberg (Burghart Klaubner)] os surpreende e acaba sendo seqüestrado.
The Edukators é um filme sensacional, com diálogos afiados, personagens encantadores e com uma mensagem perturbadora. O diretor e co-roteirista Hans Weingartner abre uma discussão interessante sobre a juventude rebelde. Ser rebelde, hoje em dia, ficou muito difícil.
Quem quer ser um idealista no capitalismo selvagem em que vivemos? Weingartner nos mostra que a geração dos shoppings perdeu seu poder de protesto. No caso de Jan, Peter e Jule ainda existe uma esperança. Com estes personagens, ele quer chamar a atenção do jovem para as questões sociais e ainda revelar que os inconformados dos anos 1970, são os atuais capitalistas.
[...]
The Edukators é um filme de reflexão. Um olhar surpreendente do jovem em sua tentativa de viver a sua própria versão dos protestos político dos anos 1960. [...] Mas nesse caso deveríamos seguir a linha de pensamento dos personagens, mesmo que para isso, tivéssemos que superar nossos medos e temores.
E concluiu com uma variação da frase do personagem Jan: Todos nós participamos desse jogo inconscientemente. Só aqueles que tomam consciência da Matrix mudam a forma de jogar.

3 comentários:

Anônimo disse...

"'The Edukators' fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa.

O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!"

João disse...

é uma óde a ação direta, mesmo que sejam um tanto ingênuos os personagens. aponta que pequenos atos podem causar grandes impactos e alguma mudança, imprevisíveis no entanto.

João disse...

é uma óde a ação direta, mesmo que sejam um tanto ingênuos os personagens. aponta que pequenos atos podem causar grandes impactos e alguma mudança, imprevisíveis no entanto.