"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/10/31

editora imaginário -- promoção de livros__05

PROMOÇÃO DA EDITORA IMAGINÁRIO

(26 DE OUTUBRO A 20 DE NOVEMBRO DE 2009)

click para aumentar a imagem

Ano - 2004
de
R$ 35,00

por

R$ 28,00
Em Notas Sobre o Anarquismo, um livro de extrema atualidade e de fácil compreensão, apresentamos um “outro” Chomsky. Diferente do professor de Lingüística do MIT e diferente do crítico radical das políticas externas dos EUA.

O Chomsky aqui apresentado é o socialista libertário que pensa como transformar as realidades do capitalismo a partir de uma perspectiva anarquista.

Em dois artigos e oito entrevistas – uma inclusive realizada pelos editores do livro ainda em 2004 – há debates sobre socialismo, anarquismo, sindicalismo, Estado, movimentos sociais e uma série de outros assuntos relacionados.

Apresentamos agora ao leitor um outro Chomsky. Diferente do professor de Lingüística do MIT e diferente do crítico radical das políticas externas dos EUA.

O Chomsky aqui apresentado é o socialista libertário que pensa como transformar as realidades do capitalismo a partir de uma perspectiva anarquista.

Em dois artigos e oito entrevistas, Chomsky critica autoridade e poder ilegítimos, e fala sobre marxismo, identificando-se com os marxistas heterodoxos e tecendo duras críticas ao bolchevismo.

Ao mesmo tempo, invoca os anarquistas clássicos em sua crítica ao socialismo de Estado e à burocracia que surge a partir dele.

Discute os freqüentes antagonismos entre os projetos políticos futuros e as situações reais do dia-a-dia. Fala sobre democracia, fazendo suas as críticas à democracia representativa, há muito conhecidas pelos anarquistas.

Defende como forma ideal de uma sociedade futura, aquela que permite às pessoas decidirem sobre o que as afeta: uma sociedade autogerida. Uma sociedade em que a liberdade seja sua principal característica.
#*#
“O problema de ‘libertar o homem da desgraça da exploração econômica e da escravização social e política’ permanece o problema do nosso tempo. Enquanto isso durar, as doutrinas e as práticas revolucionárias do socialismo libertário servirão como inspiração e guia.”

“Eu me encantei pelo anarquismo ainda bastante jovem, assim que eu comecei a pensar no mundo para além de uma perspectiva bastante limitada, e não vi muitos motivos para mudar aquelas precoces atitudes desde então.

Eu creio que o anarquismo só tem sentido ao procurar e identificar estruturas de autoridade, hierarquia, e a dominação em todos os aspectos da vida, e desafiá-las; e a não ser que sejam justificadas, serão ilegítimas, e deverão ser desmanteladas, para estender o alcance da liberdade humana.”
[...]

“A Guerra Civil Espanhola talvez seja o caso mais importante [dos movimentos que deram vida ao anarquismo], ainda que devamos lembrar que a revolução anarquista que conquistou boa parte da Espanha em 1936 tomando várias formas, não foi um levante espontâneo, mas foi preparada através de muitas décadas de educação, organização, esforço, derrota e algumas vezes vitórias.

Isso foi muito significante. O suficiente para despertar a ira de todos os maiores sistemas de poder: stalinismo, fascismo, liberalismo ocidental, a maioria das correntes intelectuais e suas instituições doutrinárias – todos combinados para condenar e destruir a revolução anarquista, assim como fizeram; um sinal de sua importância, na minha opinião.”
Noam Chomsky

Sumário:

Notas Sobre o Anarquismo (prefácio do livro Anarquismo de Daniel Guérin)
A Relevância do Anarco-Sindicalismo (entrevista para Peter Jay)
Anarquismo, Marxismo e Expectativas para o Futuro (entrevista para o jornal Red and Black Revolution)
Metas e Projetos (capítulo do livro Powers and Prospects)
Anarquismo, Intelectuais e Estado (entrevista dada aos estudantes de História da USP quase 10 anos atrás)
Noam Chomsky Sobre Anarquismo (entrevista para Tom Lane)
Reforma e Revolução (entrevista para a revista Anarcho- Syndicalist Review)
Algumas Questões Sobre Anarquismo (entrevista feita pelo fórum da revista Zmag)
Anarquismo e Poder (entrevista para Harry Kreisler)
Dilemas do Socialismo Libertário (entrevista para os editores desse livro)

Nenhum comentário: