"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

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2009/10/01

seminário ferrer y guàrdia -- 100 anos__09

A Pedagogia Libertária e a Educação Integral
Angela Maria Souza Martins*

"É irrefutável que a Escola Moderna de Ferrer inscreve-se num vasto movimento educacional e de vulgarização dos conhecimentos que a Espanha progressista e popular, havia muito, e particularmente ao final do século XIX e começo do século XX, desencadeava."

Ramon Safon

Consideramos que Bakunin, Paul Robin e Ferrer y Guardia defendiam um novo tipo de educação e os métodos ativos, com a finalidade de preparar os estudantes para o trabalho e também incentivar a militância.

Respeitavam a liberdade da criança, sua espontaneidade, as características de sua personalidade, sua independência, seu juízo e espírito crítico. Essas propostas educacionais iniciaram a discussão sobre a educação integral.

Podemos perceber que os intelectuais da pedagogia libertária buscavam instaurar uma nova mentalidade no processo educacional, incorporando as discussões epistemológicas do século XIX e travando a luta contra a desigualdade e pela emancipação do homem. Defendiam uma educação que buscava a transformação.

Consideraram que para enfrentar o processo de dominação seria preciso criar instituições escolares que desenvolvessem uma proposta que possibilitasse a formação plena do homem, a partir de uma nova mentalidade.

Na verdade, era preciso instaurar uma visão de mundo baseada em valores tais como: solidariedade, cooperação, igualdade e liberdade.

Com essa intenção criaram suas escolas, com a intenção de começar um processo de combate a visão subalterna de mundo e proporcionar uma visão de mundo racional e crítica para desenvolver uma sociedade libertária.

Esses intelectuais tinham como meta a formação de uma nova consciência e de vontades libertárias. Podemos afirmar que eles consideraram educação racional como um instrumento fundamental para lutar contra o autoritarismo, a opressão e a exploração.

* http://www.histedbr.fae.unicamp.br/

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O Racionalismo Combatente:

Francisco Ferrer Y Guardia


RAMON SAFON

[...] A Escola Moderna tenciona combater todos os preconceitos que impedem a emancipação total do indivíduo, e é por isso que ela adota o racionalismo humanista, que consiste em inculcar na infância o desejo de conhecer a origem de todas as injustiças sociais a fim de que, por esse reconhecimento, ela possa, em seguida, combatê-las e opôr-se a elas.

vendasfaisca@riseup.net


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