"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2009/09/29

seminário ferrer y guàrdia -- 100 anos__08

A TRAJETÓRIA E O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER y GUARDIA

Aracely Mehl Gonçalves

O estudo da Pedagogia Libertária, utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada vitima de preconceitos que remetem à palavra anarquia. [...] Francisco Ferrer y Guardia, o educador espanhol adotado pelos anarquistas, que mais teve suas idéias pedagógicas aplicadas em solo brasileiro, através da fundação das Escolas Modernas dirigidas por estes militantes durante a Primeira República.

Os aspectos educacionais que defendia são considerados modernos até em nossos dias, por serem críticos e procurarem formar homens e mulheres livres e capazes de desvelar a ideologia que os circunda.

O Estado reconheceu o perigo deste tipo de educação para a aceitação social da autoridade, e em 1909 Francisco Ferrer foi preso na Catalunha, Espanha, julgado por um conselho de guerra e executado.

[...]

Ao resumir o racionalismo pedagógico de Ferrer, a fim de facilitar as análises do leitor, este pensamento poderia ser apresentado desta maneira:

A educação é – e deve ser tratada como – um problema político crucial ( trata-se de ocupar o lugar que o poder hegemônico da burguesia exerce na escola);

O ensino será científico e racional ao serviço das verdadeiras necessidades humanas e sociais, da razão natural e não da razão atificial do capital e da burguesia;

Co-educação, pois a mulher e o homem completam o seu humano,

Co-educação de ricos e dos pobres;

Orientação anti e a - estatal da educação;

A importância do jogo no processo educativo;

Pedagogia, individualizada, sem competência técnica nem profissional;

Ausência de prêmio e castigos, supressão de exames e concursos (SOLÀ apud MORAES, p.22).

Devido a sua defesa da liberdade individual, seu pensamento anticlerical, a idéia de respeito ao diferente, a defesa do científico sobre o dogmático, a educação para todos, independentemente de classe ou sexo [...], o pensamento educacional de Ferrer foi adotado pelo movimento anarquista, o qual compactuava destes ideais e que se tornou um grande propagador das suas idéias em muitos países da Europa e, também, através do advento das imigrações para as Américas: no Brasil, Argentina e Estados Unidos da América.

Francisco Ferrer y Guardia foi o educador que mais teve suas idéias pedagógicas aplicadas em solo Brasileiro, através da fundação das Escolas Modernas em vários lugares do Brasil.

Os aspectos educacionais que defendia são considerados modernos até em nossos dias, por serem críticos e procurarem formar homens livres; o sujeito autônomo tão em voga nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas governamentais atualmente.

Ferrer e os libertários no entanto, chamavam a atenção, já no final do século XIX e início do século XX da mentira que era esta escola governamental que diz pretender formar indivíduos livres, pois, para a classe dominante não há por que formar indivíduos com vontades próprias, questionadores, que construam seus próprios pensamentos e definam seus caminhos como queiram.

Ferrer não acreditava que a escola do governo fosse criar um modelo pedagógico que revolucionasse o sistema social e melhorasse as condições de vida dos trabalhadores. Esta escola iria sim ensinar os pobres a aceitar a estrutura social vigente, e ensinar que só se pode conseguir melhoramentos com o esforço próprio e dentro da classe social a que ele pertence.

Estes indivíduos foram e ainda são considerados uma ameaça ao sistema dominante vigente, que só conforma e forma os alunos de acordo com seus planos.

excerto da Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.30, p.39-58, jun.2008 - ISSN: 1676-2584

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá

Gostaria de agradecer por colocar parte de minha pesquisa em seu blog. Desenvolvi a pesquisa no meu mestrado a respeito de Francisco Ferrer e o jornal " A PLebe". Neste centenário de sua morte estou para publicar o livro que resultou da dissertação defendida em 2007 e que teve como banca o Prof.Dr. Silvio Gallo. Mais uma vez obrigada poelo reconhecimento de minha pesquisa.

Aracely Mehl Gonçalves