"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/05/02

e-mail__32

Em julho de 1936 irrompe golpe de Estado militar na Espanha. Os trabalhadores pegam em armas e saem às ruas para combater o fascismo que tenta se impor.

A partir daí a terra, as fábricas, as ruas, tudo para todos. O povo, que foi oprimido durante séculos, finalmente mudaria a situação. Através de suas mãos, operários e camponeses poderiam então decidir sobre suas próprias vidas.

A intensa capacidade de organização e mobilização da classe trabalhadora espanhola deveu-se em grande parte à ação desenvolvida por mais de duas décadas pela Confederação Nacional do TrabalhoCNT.

Central sindical de caráter anarco-sindicalista, fundada pelo povo espanhol em 1910, já no ano seguinte contava com 30.000 membros.

E é para rememorar os 100 anos da CNT e as lutas da Guerra Civil Espanhola que o Núcleo de Pesquisa Marques da Costa envia este convite para o evento 100 Anos da CNT e a Revolução Espanhola.

O evento, com entrada franca, contará com a exibição do documentário "Guerra Civil Espanhola: prelúdio à Tragédia" (58 min.), seguido de uma palestra de Miguel Suarez, mestrando de História da Universidade Federal Fluminense sobre os "Cem Anos da CNT e a Revolução Espanhola".

A mesa contará ainda com a mediação de Antony Devale (Sindipetro) e a participação de Alexandre Samis (Federação Anarquista do Rio de Janeiro).

Dia:
04 de Maio, terça-feira.

Hora:
18 horas.

Local:
Auditório do Sindipetro - Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro - Avenida Passos, 34 - segundo andar. (entre a Praça Tiradentes e a Avenida Presidente Vargas)

Este evento é uma organização conjunta de:
Núcleo de Pesquisa Marques da Costa - NPMC e SINDIPETRO-RJ.




Nenhum comentário: