"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/04/08

e-mail__23

Neno Vasco:

por L.G.S. (A Batalha)

Depois da reedição (fac-similada) de O Socialismo Libertário ou o Anarquismo, de Silva Mendes, a primeira obra teórica de vulto sobre anarquismo que se publicou em Portugal, Letra Livre dá-nos agora a biografia de uma das grandes figuras do anarquismo luso-brasileiro, tanto do ponto de vista intelectual como do de atividade militante e, acima de tudo, como exemplo de exigência ética.

Este laborioso trabalho de pesquisa empreendido por Alexandre Samis procurou, para além duma exaustiva pesquisa sobre a vida e obra do biografado, situar essa vida nas condições econômicas, políticas, sociais e intelectuais da sua época, tanto em Portugal como no Brasil e, em menor medida, no resto do mundo.

Neno Vasco que nasceu em Penafiel (1887), foi aos 9 anos com o pai e a madrasta para São Paulo, onde se demorou cerca de dois anos, quando o Brasil ainda era uma monarquia, e regressou a Portugal para freqüentar o liceu (Amarante) e o curso de Direito (Coimbra) onde se graduou em 1901.

Em dezembro desse mesmo ano voltou ao Brasil, já então uma República, onde desenvolveu a atividade militante que iniciara em Coimbra e no Porto. Aí constituiu família, regressando a Portugal em 1911, de onde se ausentara no reinado de D. Carlos e que era então uma jovem República. Também aqui um interessante paralelismo entre a evolução política nos dois países.

Em Portugal prosseguiu intensa militância, nomeadamente através de constante participação na imprensa operária e libertária. Veio a falecer de tuberculose, algum tempo depois da esposa, a 15 de setembro de 1920.

A sua atividade militante decorreu pois em partes iguais no Brasil e em Portugal, uma década em cada um deles, embora na realidade ele tivesse sempre mantido uma participação ativa na imprensa portuguesa quando vivia no Brasil e na imprensa brasileira quando vivia em Portugal. Dificilmente poderia Alexandre Samis escolher melhor exemplo de militante luso-brasileiro.

Mas talvez a faceta mais aliciante do livro seja a permanente correlação entre a vida, evolução ideológica e atividade militante de Neno Vasco e as circunstâncias históricas e o ambiente social em que a sua vida e ação decorreram.

Essa recriação pormenorizada do meio implicou um enorme trabalho de investigação, com recurso às mais variadas fontes (jornalísticas, literárias, históricas, econômicas, sociológicas, correspondência, etc.) que exigiu a consulta não apenas de arquivos nacionais de Portugal e Brasil, mas também de arquivos estrangeiros.

O caráter erudito desta obra, que foi a sua tese de doutoramento, não apaga a fluidez e vivacidade da biografia, que se lê de um fôlego com curiosidade e interesse constantes. À admiração e amizade que nos liga ao autor não podemos deixar de acrescentar também uma palavra de reconhecimento à Livraria Letra Livre por esta meritória iniciativa editorial.

p.s.:

A Editora Imaginário acaba de disponibilizar

alguns poucos exemplares

para venda (R$ 60,oo) em seu site o livro "Minha Pátria é o Mundo Inteiro" de Alexandre Samis, editado em Portugal no ano passado [2009] pela Editora Letra Livre.


Quem tiver interesse na compra:

http://imaginario.lojapronta.net/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=78


Caso queira maiores informações sobre o livro, leia aqui:

http://www.anarkismo.net/article/13545


* MINHA PÁTRIA É O MUNDO INTEIRO --

Neno Vasco, Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário em Dois Mundos, de Alexandre Samis

editora Letra Livre, Lisboa, 2009, 455 páginas,

R$ 60,oo

Nenhum comentário: