"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/06/09

ISVA // cine-club de valéria__03

Na época da corrida do ouro de 1898, final do século 19, Carlitos se aventura no Alasca, tentando a sorte como garimpeiro.

Lá, além de criar muita confusão após uma tempestade de neve, ao lado do companheiro - o gordo - Jim McKay (Mack Swaim), ele se apaixona pela bela Georgia Hale (uma dançarina) e usa todo o seu charme para conquistá-la.

*#*

Este filme de Charlie Chaplin foi lançado em 1925 e conta a história de um vagabundo (Carlitos) que vai para o Alasca em decorrência da corrida do ouro.

O filme exalta as habilidades de Chaplin sobretudo no domínio da pantomima e tem a narrativa composta pela sucessão de qüiproquós, ou seja, situações cômicas resultante de equívocos variados.

É um filme menos engraçado do que outros de Chaplin, mas mesmo assim é agradável de assistir. Temos fina crítica no que diz respeito ao tratamento dado ao vagabundo: indiferença, zombaria e exclusão; e ainda à importância que a sociedade dá àquilo que consumimos e à aparência ("você é aquilo que você veste").

Algumas cenas são geniais graças à maestria na direção e na atuação, como quando Carlitos tem como refeição a sola de seu próprio sapato.

dados técnicos:

titulo original: (The Gold Rush)

lançamento: 1925 (EUA)

direção: Charles chaplin

atores: Charles chaplin, Mack Swaim , Tom Murray , Henry Bergman , Malcolm Waite


duração: 74 min

gênero: Comédia

Nenhum comentário: