"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/09/23

extraindo conceitos

[...]

Autonomia, ação direta e auto-organização anticapitalista


A construção de resistências anticapitalistas exige desde já o abandono das ilusões em torno dos que ainda advogam uma convivência pacífica entre as classes e a idéia de que é possível humanizar e administrar o capitalismo por meio do Estado e de políticas reformistas.

Ao rejeitarmos o capital, o Estado e sua democracia representativa, propomos como alternativa a autonomia, a ação direta e a auto-organização das lutas anticapitalistas.

Defendemos o desenvolvimento de movimentos e lutas sociais que sejam combativos e façam o uso mais amplo possível da autonomia e da ação direta, ou seja, da capacidade de definirem seus próprios objetivos, métodos de organização e de luta de forma independente, sem submeter-se a qualquer partido político, governo, empresa, etc.

Ao contrário da representatividade, que consiste em transferir a iniciativa e o poder para outros, na ação direta o que se busca é a restituição da capacidade de decisão e ação que nos é alienada, evitando assim que interesses contrários se sobreponham aos nossos.

É na luta que se aprende a lutar! Ela é uma ferramenta pedagógica que impulsiona a reapropriação do poder de agir e decidir sobre nossos próprios destinos, restabelecendo laços de apoio mútuo e de solidariedade essenciais entre os protagonistas de um novo devir.

Por isso, acreditamos que os movimentos sociais e demais organizações populares devem buscar formas de tomadas de decisão baseadas na democracia direta e na auto-organização, decidindo seus rumos em assembléias horizontais com participação igualitária e não-hierárquica, a partir dos locais de moradia, trabalho, atividade cultural e estudo.

[...]

Vote nulo ou não vote!

Contra a farsa da eleição, autonomia e auto-organização!

Setembro de 2008


Caixa Postal: 12155 Fortaleza - Ceará

e-mail: resistencialibertaria@riseup.net

in:

http://divergences.be/spip.php?article1162

Nenhum comentário: