"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/09/09

extraindo conceitos


Ainda há, mesmo entre pessoas letradas ou que se têm nessa conta, quem faça essa indagação.


Destinando-se esse livro [anarquismo, roteiro da libertação social, de Edgard Leuenroth] a conduta dos anarquistas, torna-se necessário falarmos, embora sumariamente, sobre as razões pelas quais os libertários não aceitam a ação parlamentar, abstendo-se, conseqüentemente, de votar para a escolha de representantes junto às várias casas legislativas, na base da política partidária.


Para esse fim, são aproveitadas as considerações contidas na carta com que o autor desse livro se pronunciou sobre a apresentação de seu nome como candidato a deputado, por ocasião das eleições realizadas no começo de 1918, quando se encontrava preso na Casa de Detenção (então Cadeia Pública), processado como “autor psico-intelectual” da greve geral de 1917, que paralisou toda a vida produtiva de São Paulo:


“Não hesito em tomar pública a minha conseqüente resolução, já manifestada a amigos junto às grades do cárcere, de me opor terminantemente à apresentação de minha candidatura, lançada por amigos, talvez alheios à inteireza doutrinária dos princípios libertários, de seus métodos de ação e das normas de coerência a que necessariamente estão adstritos [cingido, limitado, restrito] todos quantos os professam.


“Não posso, não devo e não quero aceitar a indicação de meu nome para candidato a deputado, embora isso seja feito como uma manifestação de protesto contra uma violência, de repulsa contra a iniqüidade com que, através da minha pessoa, se pretende ferir a classe trabalhadora, da qual sou obscuro militante.


“Como libertário, não aceito a ação parlamentar, que implica na delegação de poderes, o que constitui séria divergência doutrinária com o anarquismo.


É em obediência a este sábio critério que os libertários, arrostando [olhar de frente; encarar sem medo; afrontar; fazer face a] dificuldades sem conta, lutam incessantemente no sentido de conseguir que cada elemento do povo, libertando-se da mentalidade messiânica imperante, tornando-se senhor de si mesmo, constitua uma unidade ativa na vida social, agindo em causa própria no patrocínio dos interesses que, sendo seus, estão em harmonia com os da coletividade.


Entendem os anarquistas, abroquelados [protegido, defendido, escudado] em exemplos, de ontem e de hoje, que não seria decoroso [decente, apropriado] contar com a votação de descontentes ocasionais das várias capelinhas políticas em desarmonia, e bem pouco numerosos seriam os homens animados de espírito liberal que, embora alheios à classe obreira, se sintam revoltados contra as injustiças com ela praticadas e, por isso, poderiam acorrer às urnas, conclui-se, logicamente, que o protesto teria resultado contraproducente.


“Vê-se, pois, mesmo sob este aspecto, a candidatura como protesto é desaconselhável. Tem-se tentado esse ato em outros países, é certo, mas em meios socialmente trabalhados a onde a parte dos socialistas concorde com o parlamentarismo se acha fortemente organizada.


“Necessário se torna, entretanto, dizer que embora os beneficiados por essas manifestações sui generis de protesto pertencessem aos seus, os anarquistas sempre se lhes opuseram, conservando-se fiéis aos seus princípios, abstendo-se, assim, de contribuir, embora de maneira indireta, para alimentar o povo a confiança em um instituição por eles condenada.


“Sou, portanto, conseqüente com a minha condição de libertário não querendo intervir nas próximas eleições. Os amigos autores dessa iniciativa, a cujos bons intuitos presto homenagem, estou certo, não me quererão mal por isso, pois que é justamente à firmeza com que me tenho esforçado para sustentar as minhas convicções que atribuo a sua confortadora manifestação de simpatia.


E tão eloqüentes são as lições dos acontecimentos desenrolados neste excepcional momento histórico que os exemplos de épocas anteriores são dispensáveis para que o ponto de vista libertários, evidenciando chocantemente o seu acerto, se imponha ao critério de quantos se preocupam com o problema da questão social.


“De fato, se das plagas [região, país] lusitanas às estepes russas algo de valia se verifica contra a hediondez da guerra e os pruridos da tirania, isso tem partido da ação direta do povo oprimido e explorado em desespero. Em tão tremenda conjuntura, a ação parlamentar, quando deixa de ser inócua, passa a ser danosa ou contraproducente.


Por que, por, reincidir numa experiência já eficientemente realizada, com resultados negativos, em meios que ofereciam todas as circunstâncias julgadas necessárias para o desejado bom êxito?


“Considerações sem conta poderia ainda aduzir [expor; alegar; apresentar; mencionar; arrolar] em abono da minha maneira de encarar a ação parlamentar.


Julgo-me porém dispensado de o fazer, por me parecer ter dito o suficiente para que se possa concordar ou, quando menos, respeitar a resolução por mim tomada de não aceitar a inclusão de meu nome na lista, já bastante longa, daqueles que, por ambição pessoal, por interesses subalternos da politicagem ou também, segundo alguns libertários, por um critério político-social, pretendem conseguir das poltronas do Parlamento o que só será conquistado pela ação decidida do povo, que, dos seringais da Amazônia às coxilhas sulinas, suporta o jugo de um regime revoltantemente opressivo.


“Nem por se tratar de uma votação de protesto poder-se-a desprezar a repulsa doutrinária do anarquismo à minha participação, como candidato, na eleição de 1º de março.


Baseados na história e na experiência de muitas décadas de ação eleitoral, o que urge é intensificar a obra de educação social do povo, fazendo com que ele chegue a ter consciência dos seus direitos e adquira confiança na sua força para deixar de confiar a uns tantos indivíduos guindados [que foi levantado] às casas legislativas pelo seu voto ou pelos conchavos politiqueiros – indivíduos esses nem sempre bem intencionados e sempre sujeitos à corrupção imanente do fastígio [posição eminente; o ponto mais alto; cume, cimo, auge] do poder – aquilo que só ele, em luta perene, poderá e deverá conseguir.


“Seria ocioso, e mesmo foge aos limites desta carta, a demonstração da inanidade [inutilidade, vaidade] e até da influência danosa exercida pela ficção parlamentar da luta popular para a conquista de mais elevados estágios sociais.


A experiência é a grande mestra, e esta nos ensina que o Parlamento, instituição essencialmente burguesa, nunca agiu e jamais poderá agir em detrimento da vigente ordem de coisas, o que corresponde a nada fazer em proveito do povo e da causa pública.


[...]


in: Anarquismo, Roteiro da Libertação Social – Edgard Leuenroth, Editora Mundo Livre – 1963.


* Digitado pelo Coordenação de Imprensa do Sindivários Campinas – associada a FOSP-COB.


segue...

Nenhum comentário: