"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2010/11/09

colóquios & congressos & cursos & encontros & etc...

Texto de apoio:

Lopreato, C.R.: O (des) encontro do Brasil consigo mesmo: ditos e escritos de Edgard Leuenroth


resumo:

Edgard Leuenroth (1881-1968), anarquista brasileiro, ao longo da sua trajetória de militância política-intelectual, interessou-se pelos problemas que afligiam a população brasileira de um modo geral e, em particular, o operariado, e refletiu sobre as suas causas e possíveis soluções.

Usou a pena e a voz para explicar o Brasil, seus contrastes, suas misérias e grandezas e formulou, já octogenário, uma proposta libertária para resolver em definitivo os problemas do país.

Nesta comunicação, busco refletir sobre a singularidade da análise de Leuenroth em seus manuscritos Qual a solução para o problema do Brasil? Nesta obra inacabada, ele apresenta os problemas que impedem o país de encontrar a si mesmo e a sua proposta de ruptura com o sistema capitalista que embasa o seu projeto de radical remodelação da sociedade brasileira.

No mundo contemporâneo, em que grassa o individualismo, a ascensão da insignificância, a tendência acomodatícia, o respeito e a submissão à ordem constituída, trazer à tona os escritos de Leuenroth reatualiza as preocupações dos que se importam com o bem-estar social e ajuda a manter acesa a chama do desejo irreverente do desafio dos que agitam a bandeira anarquista, inconformados com as injustiças para as quais não se constróem fronteiras.


Disponível em:

http://www.nu-sol.org/agora/pdf/christinalopreatto.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande iniciativa. Gostava muito das nossas tardes no ISVA aos dias de sábado, era como um bálsamo benigno que dava forças para enfrentar o monstro sisti.
João.