"O anarquismo defende a possibilidade de organização sem disciplina, temor ou punição, e sem a pressão da riqueza."

emma goldman

........

2011/01/20

extraindo conceitos

Como os animais fazem negócios (2)


Humanos e outros animais compartilham uma herança de tendências econômicas, incluindo cooperação, retribuição de favores e ressentimento com comportamentos desonestos.

por Frans B. M. de Waal


Assim como meu escritório não permaneceria vazio por muito tempo caso eu me mudasse, os bens imóveis da Natureza também estão sempre mudando de mãos.

Lares em potencial abrangem desde buracos cavados por pica-paus até conchas vazias na praia. Um exemplo típico é o mercado imobiliário entre caranguejos eremitas. Para proteger seu abdômen mole, cada animal carrega sua casa consigo - geralmente uma concha de gastrópode abandonada.

O problema é que o caranguejo cresce, mas sua casa não. Os eremitas estão, portanto, sempre à procura de novas acomodações. No momento em que se mudam para uma concha mais espaçosa, outros formam fila para se apropriar da que ficou vazia.

Parece um caso de oferta e demanda, mas como ocorre em nível impessoal, poucos relacionariam os negócios do eremita com as transações humanas. As interações entre os caranguejos seriam mais interessantes se eles negociassem na linha do "você pode ficar com a minha casa se eu ficar com aquele peixe morto".

Mas eles não são de negociar, e na verdade não teriam escrúpulos em despejar o dono da casa à força. Outros animais mais sociais fazem negócios, e seu modo de lidar com a troca de recursos e serviços nos ajuda a compreender como e por que o comportamento humano econômico pode ter evoluído.

segue...

© Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse blog demora demais de abrir. deve ter imagens demais, ou qualquer outro problema. isso afugenta leitores apressados.